Edital: | Edital |
Medida: | 03.1.a (BGCT).2018 (FRCT) |
Designação: | Bolsas de Gestão de C&T- IX |
Duração: | 12 meses |
EDITAL FRCT/2018/M3.1.a/BGCT/09
I – Objeto do concurso
1- O presente concurso destina-se à apresentação de candidaturas para a atribuição de 1 Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia (BGCT).
2-Área científica: Oceanografia Física / Biológica / Oceanografia Observacional Oceanografia de Satélite.
3- O contrato a estabelecer terá a duração de 12 meses, com início a 1 de janeiro de 2019, renovável até ao limite máximo de 3 anos.
4- Legislação aplicável
Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto, com as alterações subsequentes, que aprova o Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica; Despacho Normativo n.º 44/2015 de 21 de dezembro, na redação introduzida pelo despacho Normativo nº 16/2018 de 6 de agosto de 2018 que aprova o regulamento Geral de Bolsas de Investigação Científica e de Apoio à Gestão do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, adiante designado por RGB; Decreto Legislativo Regional nº 10/2012/A de 26 de março que aprova o regime jurídico do sistema científico e tecnológico dos Açores e o sistema de atribuição de incentivos financeiros, denominado PRO-SCIENTIA; Decreto - Regulamentar nº 17/2012/A de 4 de julho, que regulamenta as condições de acesso e as regras gerais de atribuição de apoios do PRO-SCIENTIA.
II – Período do Concurso
O período para apresentação de candidaturas decorre entre 03 e 14 de dezembro de 2018, não sendo aceites para avaliação as candidaturas submetidas para além das 17h30 horas (hora dos Açores) do último dia do prazo.
III – Destinatários e perfil dos candidatos
1. Podem candidatar-se ao presente concurso os indivíduos que possuam os requisitos previstos nas alíneas a), b) e c) do artigo 11º do Regulamento Geral de Bolsas de Investigação Científica e de Apoio à Gestão do FRCT.
2. São condições de admissibilidade
a) Mestres ou Doutorados em “Oceanografia”, “Oceanografia Física”, “Física”, “Ciências Geofísicas”, “Meteorologia, Oceanografia e Geofísica”, “Biologia Marinha”, “Biologia”, “Ciências do Mar”, ou áreas afins;
b) Experiência (comprovada) no tratamento e processamento de dados oceanográficos (particularmente físicos, mas também biológicos e/ou químicos) obtidos em cruzeiros oceanográficos ou por sensores remotos;
c) Experiência (comprovada) no tratamento e processamento de dados de satélite para Observação da Terra (e.g. Cor do Oceano, SST, altimetria de radar, etc);
d) Experiência (comprovada) de programação informática ou experiência na utilização de software tradicional de programação de dados oceanográficos (e.g. Seasoft, ODV, MatLab, Surfer, IDL, Fortran, Seadas, Beam, etc.);
e) Experiência de embarque e no manuseamento de instrumentação oceanográfica tradicional (ex: CTD, ADCP, amarrações oceanográficas, XBT, etc.) não é obrigatória no âmbito do concurso, mas constitui vantagem.
3. Constituem fatores preferenciais, valorizados em sede de análise curricular:
a) Fluência oral e escrita em inglês;
d) Experiência em equipas e/ou projetos internacionais;
e) Experiência na produção de relatórios técnicos e científicos;
f) Grau de Doutor, obtido em instituição reconhecida.
IV-Plano de trabalhos
1- O Plano de trabalhos incidirá sobre as atividades a desenvolver no âmbito do projeto de investigação, EAPA_165/2016, designado por “iFADO: Innovation in the Framework of the Atlantic Deep Ocean”, financiado pelo programa INTERREG | Atlantic Area, nomeadamente:
- - No âmbito da WP4: processar dados e interpretar os resultados de dados obtidos em cruzeiros oceanográficos realizados pela equipa de Oceanografia do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores (no passado e presente) na região dos Açores; pesquisar e processar bases de dados oceanográficos nacionais / internacionais disponíveis para a região dos Açores (inventariação dos mesmos, processamento e análise); colaborar na preparação, definição do plano de amostragem e de recolha de dados oceanográficos (bióticos e abióticos) e participar, sempre que necessário, em cruzeiros oceanográficos a realizar no âmbito do projecto iFADO e outros associados;
- - No âmbito da WP6: processar dados de satélite (Cor do Oceano, SST e altimetria) para várias áreas a selecionar para os Açores de interesse regional e no âmbito da DEQM. Analisar principais padrões de distribuição dos parâmetros no tempo e espaço, anomalias e tendências, entre outras; comparar estes resultados com os resultados de outras regiões em estudo pelo consórcio;
-
- - Contribuição/participação ativa na publicação e disseminação dos resultados do projeto.
2- O projeto será desenvolvido nos Açores, sendo que a componente científica será desenvolvida no Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores (Ilha do faial), local onde se encontra sedeado o grupo de Oceanografia, sob a orientação científica da Prof. Doutora Ana Martins.
V-Candidatura e Requisitos
1. As candidaturas deverão ser apresentadas eletronicamente através do formulário disponível no sitio da Internet com o endereço http://idia.azores.gov.pt
2. Para acesso ao formulário, é obrigatório o pré-registo no Sistema Científico e Tecnológico Regional, através do referido sítio da Internet, até 48 horas antes da data limite para apresentação das candidaturas. Aquando do pré-registo, os interessados deverão fazer um pedido de associação à instituição Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia no próprio formulário.
3. Os processos de candidatura que não se encontrem completos à data do fecho do concurso serão automaticamente excluídos.
VI- Avaliação e Seleção do Candidato
1-A avaliação das candidaturas será da responsabilidade de um júri composto por 2 elementos do FRCT e de 1 Professor da Universidade dos Açores.
2-As candidaturas serão avaliadas com base em dois critérios a saber:
- Avaliação curricular (com uma ponderação de 60%)
- Entrevista (com uma ponderação de 40%)
VII– Financiamento
1. O financiamento da bolsa incluirá as componentes referidas nas alíneas a) a c) do art.20º do Despacho Normativo n.º 44/2015 de 21 de dezembro na redação introduzida pelo despacho Normativo nº 16/2018 de 6 de agosto de 2018 que aprova o regulamento Geral de Bolsas de Investigação Científica e de Apoio à Gestão do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, adiante designado por RGB.
2. O montante do subsídio de manutenção mensal é de €1.160,00, no caso do candidato admitido ter o grau de Mestre, ou de 1.750,00€, no caso do candidato admitido ter o grau de Doutor, de acordo com o definido na tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pelo FRCT.
VIII- Informações adicionais
Qualquer informação adicional poderá ser solicitada ao Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, Rua do Mercado, n.º 21, 9500-326 Ponta Delgada, através do telefone +351 296 308 945, ou email [email protected]
Ponta Delgada, 03 de dezembro de 2018
Bruno Miguel Correia Pacheco
Presidente do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia