idia-SG
Caro visitante: o portal do idia-SG não é compatível com o browser que está a utilizar. Por favor, utilize uma versão actual de um dos vários browsers contemporâneos. Por ex.: Internet Explorer 8 ou superior, Mozilla Firefox 10 ou superior, Google Chrome, etc.

Dear user: idia-SG website is not compatible with the browser you're using. Please, use one of the recent versions of the contemporary browsers. For example: Internet Explorer 8 or superior, Mozilla Firefox or superior, Google Chrome, etc.
Home    Concursos    Edital de concurso
Edital: Guião de avaliação
Medida: 3.1.a.2018.1 (POSDOC) (FRCT)
Designação: Bolsas de Pós-Doutoramento em Empresas - 2018
Duração: 36 meses
separador


Concurso para bolsas individuais de pós-doutoramento em contexto empresarial

Guião de avaliação

(2018)

1.     Informação geral

Enquadramento

O Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, do Governo Regional dos Açores lançou, a 19 de setembro de 2018, um concurso para atribuição de 6 bolsas de Pós-Doutoramento em contexto empresarial. O concurso decorrerá entre 19 de setembro e 30 de novembro de 2018.

Para efeitos de financiamento, os projetos deverão estar preferencialmente alinhados com uma das prioridades estratégicas definidas nas áreas temáticas prioritárias da Estratégia de Investigação e Inovação para uma Especialização Inteligente da Região Autónoma dos Açores (RIS3 Açores) (ver anexo).

No caso de não haver condições para o cumprimento do requisito no ponto anterior, as vagas sobrantes serão alocadas à modalidade “projeto não alinhado com RIS3”.

Serão financiados os projetos que no decurso do processo de avaliação obtiverem uma classificação igual ou superior a 14 valores.

2.     Processo de seleção

Cada candidatura, após verificação da admissibilidade, é avaliada de forma articulada e harmonizada por dois avaliadores especialistas na área científica de cada projeto, a quem ficará acometida a responsabilidade de avaliar os critérios A - Mérito do Candidato e B - Mérito do programa de trabalhos, com base nos subcritérios de seleção e na metodologia de cálculo definidos nos números seguintes. Os avaliadores fundamentarão a sua apreciação para cada um dos critérios de seleção com base na informação contida no formulário de candidatura e respetiva documentação anexa.

O Critério C - Mérito do projeto no contexto de inovação empresarial será avaliado de forma independente por um especialista na área da inovação.

- Uma comissão de análise composta por elementos do FRCT prepara uma síntese dos resultados da

avaliação, com base nas avaliações a cada um dos critérios, atribuídas pelos elementos do júri.

- O resultado final é expresso numa escala de 0 a 20, com arredondamento simétrico à unidade.

- Finalmente, a decisão final, da responsabilidade do SRMCT, é transcrita para uma lista seriada dos candidatos, a ser divulgada na página da internet do FRCT.

- Os candidatos têm, nos termos previstos no Código do Procedimento Administrativo, um período de audiência prévia de dez dias úteis para se pronunciarem;

- Findo o prazo da audiência prévia, e terminadas eventuais diligências complementares, a lista definitiva é aprovada pelo Conselho Administrativo do FRCT, e divulgada no site do FRCT.

3. Confidencialidade

Todas as propostas de investigação e comentários de avaliação devem ser considerados documentos confidenciais antes, durante e após o processo de avaliação. Os elementos dos júris não devem revelar nenhuma informação que diga respeito às propostas de investigação ou a comentários de avaliação, nem usar informação confidencial a que têm acesso em benefício próprio ou de terceiros.

Os elementos dos júris não devem comunicar diretamente com os candidatos. Se forem contactados com questões acerca das candidaturas ou de comentários de avaliação, devem reencaminhá-las para o FRCT.

4.     Declaração de interesses

Todos os avaliadores devem declarar a inexistência de conflitos de interesse nível pessoal, profissional, político, comercial, académico ou outros que possam influenciar respetiva avaliação 

de uma dada candidatura.

Verificam-se conflitos de interesse que impedem avaliação de uma determinada candidatura quando o elemento do júri:

  • esteve envolvido na preparação da candidatura
  • teve uma colaboração próxima com o candidato nos últimos 3 anos
  • pode beneficiar diretamente no caso de aprovação da candidatura
  • tem uma relação de parentesco próxima, de amizade ou de animosidade com o candidato ou com alguém que represente alguma das entidades envolvidas na candidatura
  • tem ligação laboral a qualquer das entidades envolvidas na candidatura
  • está envolvido em qualquer situação que possa afetar sua capacidade de avaliar a candidatura de forma imparcial

Quando em dúvida, devem expor situação ao FRCT.

5.     Critérios de avaliação e seriação

Critérios de avaliação

As candidaturas são avaliadas de acordo com os seguintes critérios:

  • Mérito do candidato
  • Mérito do programa de trabalhos
  • Mérito do projeto no contexto de inovação empresarial

avaliador deve atribuir uma classificação numérica a cada subcritério, na seguinte escala: 1- inadequado; 2- satisfatório; 3- bom; 4- muito bom; 5- excelente.

classificação numérica deve ser sempre complementada com um comentário justificativo, elaborado de acordo com as Recomendações exaradas abaixo.

No Anexo 1 são apresentadas grelhas de classificação. Estas grelhas são para uso pessoal e destinam-se apoiar e documentar a sua decisão: o formulário eletrónico apenas tem espaço para a classificação global de cada critério e respetiva justificação. Descrevem-se seguidamente cada um dos critérios de classificação.

Mérito do candidato

Com base no CV fornecido pelo candidato, no resumo da respetiva tese de doutoramento, deve avaliar-se:

  A1 –Avaliação Curricular

Mérito do programa de trabalhos

Com base na descrição do plano de atividades feito pelo candidato, deve avaliar-se:

B1 - Domínio demonstrado na área de estudo proposta e pertinência dos objetivos em relação ao “state of the art”.

B2 - Grau de inovação do plano de atividades e possível impacto que o mesmo pode ter no respetivo campo do conhecimento.

B3 - Adequação das fases e tarefas a realizar, calendarização dos trabalhos e razoabilidade dos indicadores de progresso.

 

Mérito do projeto no contexto de inovação empresarial

Com base no descrito nos campos do formulário referentes ao Impacto do Projeto. Deve avaliar-se:

C1 - Inovação

C2 - Contribuição do projeto para a estratégia da empresa (análise da empresa e dos mercados) e colaboração entre empresas

C3 -  Integração na cadeia de valor, criação de emprego e sustentabilidade

Recomendações para os elementos dos júris

  • Para além classificação numérica, avaliação de cada critério deve ser complementada por um comentário justificativo, baseado no melhor do seu conhecimento, competências técnicas e ética profissional
  • Os comentários devem ser o mais objetivos possível, e redigidos de forma poder ser entendidos por pessoas com um conhecimento genérico na área.
  • A justificação deve ter o desenvolvimento suficiente para poder suportar a classificação atribuída
  • As críticas devem ser construtivas e apoiadas em exemplos; referências a artigos de especialidade na área são úteis.
  • Deve haver o cuidado de não favorecer a área de conhecimento específica de cada elemento do júri.
  • É solicitada a elaboração de um comentário final, que elenque de uma forma estruturada os pontos fortes e os pontos fracos da proposta.


Grelhas para suporte à avaliação

Critério A - Mérito do candidato

Subcritério A1 – Avaliação curricular

(Descrita na área 2 do formulário, “Informação Académica”)

Curriculum vitae

Não apresenta curriculum relevante para o desenvolvimento do projeto (pouco significativa a experiência e os resultados do percurso científico e profissional em termos de liderança e participação em projetos de investigação, em redes científicas e em congressos, atividades de formação e gestão científicas, grau de internacionalização)

Apresenta curriculum adequado ao desenvolvimento do projeto (suficientemente significativa a experiência e os resultados do percurso científico e profissional em termos de liderança e participação em projetos de investigação, em redes científicas e em congressos, atividades de formação e gestão científicas, grau de internacionalização)

Apresenta curriculum muito relevante para o desenvolvimento do projeto

(muito significativa a experiência e os resultados do percurso científico e profissional em termos de liderança e participação em projetos de investigação, em redes científicas e em congressos, atividades de formação e gestão científicas, grau de internacionalização)

Artigos científicos comfactor impact

Menos de 1

1

2

3

Mais de 2

2

3

4

Mais de 3

3

4

5

Critério B - Mérito do programa de trabalhos

Subcritério B1 – Domínio demonstrado na área de estudo proposta e pertinência dos objetivos em relação ao “state of the art”

(Descrita na área 3 do formulário, “Descrição do Projeto”)

State of the art

Estado da arte insuficientemente descrito e fundamentado

Estado da arte suficientemente descrito e fundamentado

Estado da arte bem descrito e fundamentado (texto contém os elementos essenciais do estado da arte a nível internacional)

Objetivos

Objetivos científicos mal identificados (não têm  nenhuma relação com o estado da arte)

1

2

3

Objetivos científicos suficientemente identificados (com alguma relação com o estado da arte)

2

3

4

Objetivos científicos bem identificados (integram-se nas linhas modernas de investigação)

3

4

5

Subcritério B2 – Grau de inovação do plano de atividades e possível impacto que o mesmo pode ter no respetivo campo do conhecimento

(Descrita na área 3 do formulário, “Descrição do Projeto”)

Grau de inovação do plano de atividades

Metodologias e campo de aplicação pouco inovadores

Metodologias e campo de aplicação apresentam alguns elementos inovadores

Metodologias e campo de aplicação apresentam elementos muito inovadores

Impacto previsível do plano de atividades para o avanço do conhecimento na área

Não é expetável nenhuma contribuição relevante para o avanço do conhecimento na área

1

2

3

É expetável alguma contribuição relevante para o avanço do conhecimento na área

2

3

4

É claramente percetível a contribuição para o avanço do conhecimento na área. Os resultados podem ter relevância internacional

3

4

5

Subcritério B3 - Adequação das fases e tarefas a realizar, calendarização dos trabalhos e razoabilidade dos indicadores de progresso

(Descrita na área 4 do formulário, "Estrutura do Projeto")

Tarefas propostas adequadas para atingir os objetivos declarados

Tarefas insuficientemente descritas e fundamentadas para atingir os objetivos declarados

Tarefas suficientemente descritas e fundamentadas para atingir os objetivos declarados

Tarefas bem descritas e fundamentadas para atingir os objetivos

Calendarização das atividades

Calendarização inadequada, irrealista ou desalinhada. Deliverables excessivos/irrealistas

1

2

3

Calendarização adequada. Deliverables inadequados

2

3

4

Calendarização realista e ajustada às tarefas. Deliverables adequados e razoáveis

3

4

5

Critério C - Mérito do projeto no contexto de inovação empresarial

Sub-Critério C1 – Inovação

(Descrita na área 6 do formulário, "Impacto do Projeto" e na área 7 do formulário, “End-users”)

O projeto contribui de forma determinante para a inovação de um produto/processo, inovação de marketing ou Inovação organizacional. 

Inovação do projeto com impacto interno na empresa

Inovação do projeto com impacto ao nível do mercado regional/nacional

Inovação do projeto com impacto ao nível Internacional

Inovação Tecnológica em uma área

3

3,5

4

Inovação Tecnológica em duas áreas

3,5

4

4,5

Inovação Tecnológica em três áreas

4

4,5

5

Majoração por projeto em empresa(s) com produtos associados ao selo da Marca Açores

+ 0,5

Sub-Critério C2 – Contribuição do projeto para a estratégia da empresa (análise da empresa e dos mercados) e colaboração entre empresas

(Descrita na área 6 do formulário, "Impacto do Projeto")

O projeto é insuficiente para contribuir para a estratégia da empresa em termos de diversificação de negócio e competitividade. (entrada em novos mercados e/ou novos segmentos de clientes)

O projeto tem um impacto elevado para a estratégia da empresa em termos de diversificação de negócio e competitividade. (entrada em novos mercados e/ou novos segmentos de clientes)

O projeto envolve apenas uma empresa

3

4

O projeto envolve duas empresas

3,5

4,5

O projeto envolve três ou mais empresas

4

5

 


 

Sub-Critério C3 – Integração na Cadeia de valor, criação de emprego e sustentabilidade

(Descrita na área 6 do formulário, "Impacto do Projeto")

Integração da Cadeia de valor

A empresa tem uma integração limitada da cadeia de valor

A empresa tem uma presença importante apenas em algumas partes da cadeia de valor

A empresa tem uma presença importante ao longo de toda a cadeia de valor

Não está prevista a criação de empregos no pós-projeto

2,5

3

3,5

Está prevista a criação até cinco postos de trabalho no pós-projeto

3

3,5

4

Está prevista a criação de mais de cinco postos de trabalho pós-projeto

3,5

4

4,5

Majoração por projeto em áreas relacionadas com a sustentabilidade de eficiência energética

+ 0,5




ícone login
Área de acesso reservada
Se é um utilizador registado, efetue aqui o seu login:
separador
ícone pesquisa
Pesquisa
Regulamentos e editais
Aqui poderá pesquisar regulamentos ou editais através do seu título, ou referência de concursos.
ícone instituição
Instituições
Registo, pesquisa e consulta
Registe uma nova instituição:
separador
Pesquise as instituições existentes:
consultar
Últimas instituições registadas:
  • - Querer é Saber - Associação
  • - Associação Cinema Sem Conflitos
  • - Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada
  • - Empresa de animação turística. Observação de cetáceos
  • - centro social e paroquial de sao mateus da calheta
ícone contactos
Contactos
Para mais informações
Conheça aqui as diversas formas de contactar os serviços do GRA responsáveis pela gestão desta plataforma.
Telefone: 
DRCID: (+351) 296 308 900 / FRCT: (+351) 296 241 870
Telefone: 
E-mail: 
E-mails: