idia-SG
Caro visitante: o portal do idia-SG não é compatível com o browser que está a utilizar. Por favor, utilize uma versão actual de um dos vários browsers contemporâneos. Por ex.: Internet Explorer 8 ou superior, Mozilla Firefox 10 ou superior, Google Chrome, etc.

Dear user: idia-SG website is not compatible with the browser you're using. Please, use one of the recent versions of the contemporary browsers. For example: Internet Explorer 8 or superior, Mozilla Firefox or superior, Google Chrome, etc.
Home    Concursos    Edital de concurso
Edital: EDITAL
Medida: 3.1.a (BGCT).2018 (FRCT)
Designação: Bolsas de Gestão de C&T- V
Duração: 12 meses
separador

EDITALFRCT/2018/M3.1.a/BGCT/05

I  OBJETO DO CONCURSO

1-O presente concurso destina-se à apresentação de candidaturas para a atribuição de 1 Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia (BGCT).

 2-Área Técnica/Científica: Gestão em Ciência e Tecnologia.

 3- Duração: O contrato a estabelecer terá a duração de 6 meses prorrogáveis até à duração máxima de 36 meses.

4- Legislação aplicável:

Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto, com as alterações subsequentes, que aprova o Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica; Despacho Normativo n.º 44/2015 de 21 de dezembro; Decreto Legislativo Regional nº 10/2012/A de 26 de março que aprova o regime jurídico do sistema científico e tecnológico dos Açores e o sistema de atribuição de incentivos financeiros, denominado PRO-SCIENTIA; Decreto - Regulamentar nº 17/2012/A de 4 de julho, que regulamenta as condições de acesso e as regras gerais de atribuição de apoios do PRO-SCIENTIA.

II    PERÍODO DO CONCURSO

O período para apresentação de candidaturas decorre entre 6 e 20 de abril de 2018, não sendo aceites para avaliação as candidaturas submetidas para além das 17h30 horas (GMT-1, hora dos Açores) do último dia do prazo.

III  ELEGIBILIDADE E PERFIL DOS CANDIDATOS

1.  Podem candidatar-se ao presente concurso os indivíduos que possuam os requisitos previstos nas alíneas a) e b) do artigo 11º do Regulamento Geral de Bolsas de Investigação Científica e de Apoio à Gestão do FRCT.

2.  São condições de admissibilidade:

a)  Formação superior, no mínimo ao nível de mestrado, preferencialmente ao nível do doutoramento, na área das Ciências Geoespaciais/Geográficas, Ciências Ambientais/Naturais, Ciências Costeiras/Marinhas, Ciências da Engenharia.

b)  Perfil técnico: Conhecimentos avançados em SIG (Sistemas de Informação Geográfica), Aplicações de Deteção Remota, Geoestatística/Modelação Estatística.

3.  Constituemfatores preferenciais, valorizados em sede de análise curricular:

a)  Fluência oral e escrita em português e inglês;

d)  Experiência em equipas e/ou projetos internacionais;

e)  Experiência na produção de relatórios técnicos e científicos.

  1. Experiência relevante (a nível académico ou profissional) nas áreas de Cartografia e Avaliação de Serviços de Ecossistema e/ou Planeamento Espacial (Terrestre e/ou Marítimo).

IV - PLANO DE TRABALHOS

1-O plano de trabalhos incidirá sobre as atividades a desenvolver no contexto do Projeto MOVE- Facilitating MAES to support regional policy in OVerseas Europe: mobilizing stakeholders and pooling resources”, nomeadamente:

- Identificação e levantamento dos principais stakeholders e promoção do seu envolvimento no projeto;

- Caracterização do estado da arte do MAES nas regiões participantes do projeto;

-  Levantamento sobre cartografia e avaliação de ecossistemas e seus serviços nas RUPs e PTUs da UE;

- Desenvolvimento metodológico e implementação de casos de estudo sobre cartografia, avaliação e monitorização de serviços de ecossistemas terrestres, costeiros e marinhos em RUPS e PTUs da UE.

- Compilação de boas práticas desenvolvidas e aplicadas no âmbito do MOVE em cartografia, avaliação e monitorização de serviços de ecossistemas terrestres, costeiros e marinhos, em RUPS e PTUs da UE.

- Apoio à revisão das ferramentas disponíveis de apoio à decisão política com base científica envolvendo abordagens MAES.

2-O trabalho será desenvolvido nas instalações do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, sitas à rua do Mercado, nº21, 9600-326, em Ponta Delgada.

V-CANDIDATURA E REQUISITOS

1.  As candidaturas deverão ser apresentadas eletronicamente através do formulário disponível no sitio da Internet com o endereço http://idia.azores.gov.pt

2.  Para acesso ao formulário, é obrigatório o pré-registo no Sistema Científico e Tecnológico Regional, através do referido sítio da Internet, até 48 horas antes da data limite para apresentação das candidaturas. Aquando do pré-registo, os interessados deverão fazer um pedido de associação à instituição Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia no próprio formulário, e selecionar o perfil "Candidato a Bolseiro".

3.  Os processos de candidatura que não se encontrem completos à data do fecho do concurso serão automaticamente excluídos.

 VI - AVALIAÇÃO E SELEÇÃO DO CANDIDATO

 1-A avaliação das candidaturas será da responsabilidade de um júri composto por 3 elementos da Coordenação do projeto.

      2-As candidaturas serão avaliadas com base em dois critérios a saber:

-        Avaliação curricular (com uma ponderação de 40%)

-        Entrevista (com uma ponderação de 60%)

 VII – FINANCIAMENTO

1-O financiamento da bolsa incluirá as componentes referidas nas alíneas a) a c) do art.20º do Despacho Normativo n.º 44/2015 de 21 de dezembro que aprova o Regulamento Geral de Bolsas de Investigação Científica e de Apoio à Gestão do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia.

2-O montante do subsídio de manutenção mensal pode variar entre 1160 euros e 1750 euros, de acordo com as habilitações do/a candidato/a selecionado/a e como definido na tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pelo FRCT.

VIII - INFORMAÇÕES ADICIONAIS

Qualquer informação adicional poderá ser solicitada ao Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, Rua do Mercado, n.º 21, 9500-326 Ponta Delgada, através do telefone +351 296 308 948 , ou email  Gisela.MC.Nascimento@azores.gov.pt

Ponta Delgada, 5 de abril de 2018

 Bruno Miguel Correia Pacheco

Presidente do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia



ícone login
Área de acesso reservada
Se é um utilizador registado, efetue aqui o seu login:
separador
ícone pesquisa
Pesquisa
Regulamentos e editais
Aqui poderá pesquisar regulamentos ou editais através do seu título, ou referência de concursos.
ícone instituição
Instituições
Registo, pesquisa e consulta
Registe uma nova instituição:
separador
Pesquise as instituições existentes:
consultar
Últimas instituições registadas:
  • - Associação RAEGE Açores
  • - Norte Solidário - Cooperativa de Inovação e Economia Social CRL
  • - AICD - Associação para Inserção por Centros Digitais de Informação
  • - Instituto de Biologia Molecular e Celular
  • - Santa Casa da Misericórdia de Nordeste
ícone contactos
Contactos
Para mais informações
Conheça aqui as diversas formas de contactar os serviços do GRA responsáveis pela gestão desta plataforma.
Telefone: 
SRMCT/DRCT - (+351) 292 202 400
Telefone: 
DRCT-FAX (+351) 296 288 686
E-mail: 
Linha verde: 
800 20 72 55