idia-SG
Caro visitante: o portal do idia-SG não é compatível com o browser que está a utilizar. Por favor, utilize uma versão actual de um dos vários browsers contemporâneos. Por ex.: Internet Explorer 8 ou superior, Mozilla Firefox 10 ou superior, Google Chrome, etc.

Dear user: idia-SG website is not compatible with the browser you're using. Please, use one of the recent versions of the contemporary browsers. For example: Internet Explorer 8 or superior, Mozilla Firefox or superior, Google Chrome, etc.
Home    Concursos    Edital de concurso
Edital: Edital SMARTDEST
Medida: 03.1.a (BGCT).2017 (FRCT)
Designação: Bolsas de Gestão de C&T 2017-SMARTDEST
Duração: 36 meses
separador

EDITALFRCT/2017/M3.1.a/BGCT/02

I  Objeto do concurso

1. O presente concurso destina-se à apresentação de candidaturas para a atribuição de 1 bolsa deGestãodeCiênciae Tecnologia (BGCT), no âmbito do Despacho Normativo n.º 44/2015 de 21 de dezembro, que aprova o Regulamento Geral de Bolsas de Investigação Científica e de Apoio à Gestão do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT).

2. A bolsa a atribuir destina-se a integrar um(a) licenciado no projeto intitulado “Avaliação e proposta de estratégia e desenvolvimento de ferramentas para a conversão das ilhas da Macaronésia em destinos turísticos inteligentes -SMARTDEST”, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional FEDER, no âmbito do Programa de Cooperação INTERREG MAC 2014-2020 e no qual o Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia é parceiro benificiário.

3.  O contrato a estabelecer terá a duração de 12 meses, com inicio a 1 de novembro de 2017, renovável até ao limite máximo de 3 anos.

II  Legislação aplicável

Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto, com as alterações subsequentes, que aprova o Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica; Despacho Normativo n.º 44/2015 de 21 de dezembro; Decreto Legislativo Regional 10/2012/A de 26 de março que aprova o regime jurídico do sistema científico e tecnológico dos Açores e o sistema de atribuição de incentivos financeiros, denominado PRO-SCIENTIA; Decreto - Regulamentar nº 17/2012/A de 4 de julho, que regulamenta as condições de acesso e as regras gerais de atribuição de apoios do PRO-SCIENTIA.

III  Período do Concurso

O período para apresentação de candidaturas decorre entre 13 e 19 de outubro de 2017, não sendo aceites para avaliação as candidaturas submetidas para além das 17h30 horas (hora dos Açores) do último dia do prazo.

IV  Destinatáriose perfil dos candidatos

1.  Podem candidatar-se ao presente concurso os indivíduos que possuam os requisitos previstos nas alíneas a) e b) do artigo 11º do Regulamento Geral de Bolsas de Investigação Científica e de Apoio à Gestão do FRCT.

2.  São condiçõesde admissibilidade:

a)  Formação superior ao nível da licenciatura em Turismo;

b)  Formação ou experiência comprovada em gestão de projetos.


3.  Constituem fatores preferenciais, valorizados em sede de análise curricular:

a)  Fluência oral e escrita em inglês;

b)  Nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas em espanhol

d)  Experiência em equipas e/ou projetos europeus;

e)  Experiência na produção de relatórios técnicos e administrativos.

V  Projeto e atribuições do bolseiro

1.  O projeto “Avaliação e proposta de estratégia e desenvolvimento de ferramentas para a conversão das ilhas da Macaronésia em destinos turísticos inteligentes -SMARTDEST”, tem como principal objetivo promover a cooperação entre as ilhas dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde para transformar estes territórios em Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). O projeto está centrado nas diretrizes das políticas europeias, particularmente com as Estratégias Nacional e Regional para a Especialização Inteligente (RIS3), tendo a inovação como estratégia prioritária para os territórios, centrada no desenvolvimento económico especializado, gerados pela identificação dos pontos fortes de cada região.

Dessa forma, o objetivo é avaliar este ambiente de cooperação para definir uma estratégia, inserida num Plano Estratégico, e desenvolver um conjunto de tecnologias inovadoras para converter estes territórios em DTI. Além disso, pretende-se que o ambiente de cooperação se constitua como um laboratório de experiências destas inovações tecnológicas, considerando a dimensão do setor turístico e a experiência acumulada pelos gestores públicos, universidades, centros de investigação e empresas.

2.  Neste sentido, o projeto promoverá:

  • A cooperação público-privada através do desenvolvimento de contactos e sinergias entre empresas e centros de investigação para o desenvolvimento de DTI através da criação de um plano estratégico para cada um dos destinos turísticos;
  • A promoção de iniciativas empresariais que visem o desenvolvimento de soluções tecnológicas para a transformação das ilhas em destinos turísticosInteligentes.

3.  O bolseiro deverá executar e acompanhar as atividades acometidas ao Fundo regional para a Ciência e Tecnologia conforme estabelecido na candidatura aprovada.

4.  O Projeto será desenvolvido nas instalações do FRCT sitas à Rua do Mercado, nº21, 326-9500 Ponta Delgada Açores, sob a coordenação da Doutora Maria Luz Paramio Martin.

VI  Candidatura e Requisitos

1.  As candidaturas deverão ser apresentadas eletronicamente através do formulário disponível no sitio da Internet com o endereço http://idia.azores.gov.pt

2.  Para acesso ao formulário, é obrigatório o pré-registo no Sistema Científico e Tecnológico Regional, através do referido sítio da Internet, até 48 horas antes da data limite para apresentação das candidaturas. Aquando do pré-registo, os interessados deverão fazer um pedido de associação à instituição Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia no próprio formulário.

3.  Os processos de candidatura que não se encontrem completos à data do fecho do concurso serão automaticamente excluídos.

VII  Avaliaçãoe Seleção do Candidato

1. A avaliação das candidaturas será da responsabilidade de um júri composto por 3 elementos do FRCT.

2.  As candidaturas serão avaliadas com base em dois critérios a saber:

-        Habilitações para o Concurso (com uma ponderação de 50%)

-        Outras aptidões (com uma ponderação de 50%)

3.  Em caso de empate, os fatores de desempate são:

-        nota da licenciatura

-        data da submissão da candidatura

VIII  Financiamento

1. O financiamento da bolsa incluirá as componentes referidas nas alíneas a) a c) do art.20º do Despacho Normativo n.º 44/2015 de 21 de dezembro que aprova o Regulamento Geral de Bolsas de Investigação Científica e de Apoio à Gestão do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia.

2. O montante da bolsa a considerar, no âmbito do presente concurso, é o que consta da Tabela de Valores de Bolsas do FRCT, nomeadamente 1160 euros mensais.

IX  - Informações adicionais

Qualquer informação adicional poderá ser solicitada ao Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, Rua do Mercado, n.º 21, 9500-326 Ponta Delgada, através do telefone +351 296 308 945, ou email  [email protected]

Ponta Delgada, 12 de outubro de 2017

  Bruno Miguel Correia Pacheco

Presidente do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia



ícone login
Área de acesso reservada
Se é um utilizador registado, efetue aqui o seu login:
separador
ícone pesquisa
Pesquisa
Regulamentos e editais
Aqui poderá pesquisar regulamentos ou editais através do seu título, ou referência de concursos.
ícone instituição
Instituições
Registo, pesquisa e consulta
Registe uma nova instituição:
separador
Pesquise as instituições existentes:
consultar
Últimas instituições registadas:
  • - Confraria do Vinho Verdelho dos Biscoitos
  • - Escola de ensino Básico e Secundário
  • - Phytosphera Azorica Unipessoal, Lda.
  • - Escola Básica e Secundária Armando Cortes Rodrigues
  • - Escola
ícone contactos
Contactos
Para mais informações
Conheça aqui as diversas formas de contactar os serviços do GRA responsáveis pela gestão desta plataforma.
Telefone: 
DRCID: (+351) 296 308 900 / FRCT: (+351) 296 241 870
Telefone: 
E-mail: 
E-mails: