Edital: | Edital SMARTDEST |
Medida: | 03.1.a (BGCT).2017 (FRCT) |
Designação: | Bolsas de Gestão de C&T 2017-SMARTDEST |
Duração: | 36 meses |
EDITALFRCT/2017/M3.1.a/BGCT/02
I – Objeto do concurso
1. O presente concurso destina-se à apresentação de candidaturas para a atribuição de 1 bolsa deGestãodeCiênciae Tecnologia (BGCT), no âmbito do Despacho Normativo n.º 44/2015 de 21 de dezembro, que aprova o Regulamento Geral de Bolsas de Investigação Científica e de Apoio à Gestão do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia (FRCT).
2. A bolsa a atribuir destina-se a integrar um(a) licenciado no projeto intitulado “Avaliação e proposta de estratégia e desenvolvimento de ferramentas para a conversão das ilhas da Macaronésia em destinos turísticos inteligentes -SMARTDEST”, financiado pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional – FEDER, no âmbito do Programa de Cooperação INTERREG MAC 2014-2020 e no qual o Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia é parceiro benificiário.
3. O contrato a estabelecer terá a duração de 12 meses, com inicio a 1 de novembro de 2017, renovável até ao limite máximo de 3 anos.
Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto, com as alterações subsequentes, que aprova o Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica; Despacho Normativo n.º 44/2015 de 21 de dezembro; Decreto Legislativo Regional nº 10/2012/A de 26 de março que aprova o regime jurídico do sistema científico e tecnológico dos Açores e o sistema de atribuição de incentivos financeiros, denominado PRO-SCIENTIA; Decreto - Regulamentar nº 17/2012/A de 4 de julho, que regulamenta as condições de acesso e as regras gerais de atribuição de apoios do PRO-SCIENTIA.
O período para apresentação de candidaturas decorre entre 13 e 19 de outubro de 2017, não sendo aceites para avaliação as candidaturas submetidas para além das 17h30 horas (hora dos Açores) do último dia do prazo.
1. Podem candidatar-se ao presente concurso os indivíduos que possuam os requisitos previstos nas alíneas a) e b) do artigo 11º do Regulamento Geral de Bolsas de Investigação Científica e de Apoio à Gestão do FRCT.
a) Formação superior ao nível da licenciatura em Turismo;
b) Formação ou experiência comprovada em gestão de projetos.
3. Constituem fatores preferenciais, valorizados em sede de análise curricular:
a) Fluência oral e escrita em inglês;
b) Nível B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para as Línguas em espanhol
d) Experiência em equipas e/ou projetos europeus;
e) Experiência na produção de relatórios técnicos e administrativos.
1. O projeto “Avaliação e proposta de estratégia e desenvolvimento de ferramentas para a conversão das ilhas da Macaronésia em destinos turísticos inteligentes -SMARTDEST”, tem como principal objetivo promover a cooperação entre as ilhas dos Açores, Madeira, Canárias e Cabo Verde para transformar estes territórios em Destinos Turísticos Inteligentes (DTI). O projeto está centrado nas diretrizes das políticas europeias, particularmente com as Estratégias Nacional e Regional para a Especialização Inteligente (RIS3), tendo a inovação como estratégia prioritária para os territórios, centrada no desenvolvimento económico especializado, gerados pela identificação dos pontos fortes de cada região.
Dessa forma, o objetivo é avaliar este ambiente de cooperação para definir uma estratégia, inserida num Plano Estratégico, e desenvolver um conjunto de tecnologias inovadoras para converter estes territórios em DTI. Além disso, pretende-se que o ambiente de cooperação se constitua como um laboratório de experiências destas inovações tecnológicas, considerando a dimensão do setor turístico e a experiência acumulada pelos gestores públicos, universidades, centros de investigação e empresas.
2. Neste sentido, o projeto promoverá:
3. O bolseiro deverá executar e acompanhar as atividades acometidas ao Fundo regional para a Ciência e Tecnologia conforme estabelecido na candidatura aprovada.
4. O Projeto será desenvolvido nas instalações do FRCT sitas à Rua do Mercado, nº21, 326-9500 Ponta Delgada Açores, sob a coordenação da Doutora Maria Luz Paramio Martin.
1. As candidaturas deverão ser apresentadas eletronicamente através do formulário disponível no sitio da Internet com o endereço http://idia.azores.gov.pt
2. Para acesso ao formulário, é obrigatório o pré-registo no Sistema Científico e Tecnológico Regional, através do referido sítio da Internet, até 48 horas antes da data limite para apresentação das candidaturas. Aquando do pré-registo, os interessados deverão fazer um pedido de associação à instituição Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia no próprio formulário.
3. Os processos de candidatura que não se encontrem completos à data do fecho do concurso serão automaticamente excluídos.
2. As candidaturas serão avaliadas com base em dois critérios a saber:
- Habilitações para o Concurso (com uma ponderação de 50%)
- Outras aptidões (com uma ponderação de 50%)
3. Em caso de empate, os fatores de desempate são:
- nota da licenciatura
- data da submissão da candidatura
1. O financiamento da bolsa incluirá as componentes referidas nas alíneas a) a c) do art.20º do Despacho Normativo n.º 44/2015 de 21 de dezembro que aprova o Regulamento Geral de Bolsas de Investigação Científica e de Apoio à Gestão do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia.
2. O montante da bolsa a considerar, no âmbito do presente concurso, é o que consta da Tabela de Valores de Bolsas do FRCT, nomeadamente 1160 euros mensais.
Qualquer informação adicional poderá ser solicitada ao Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, Rua do Mercado, n.º 21, 9500-326 Ponta Delgada, através do telefone +351 296 308 945, ou email [email protected]
Ponta Delgada, 12 de outubro de 2017
Bruno Miguel Correia Pacheco
Presidente do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia