Edital: | Regulamento do concurso "Explora o Espaço" |
Medida: | 03.4.a.Explora espaço.2016 (SRCCTD/DRCTD) |
Designação: | Concurso "Explora o espaço" 2016 |
Duração: | 12 meses |
CONCURSO
“Explora o Espaço”
REGULAMENTO
O concurso “Explora o Espaço” é uma iniciativa promovida pela Direção Regional da Ciência e Tecnologia e pelo Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, visando despertar ou reforçar o interesse de alunos e professores em temáticas relacionadas com as tecnologias espaciais.
1- OBJETO
O concurso visa a produção de informação com recurso a software de tratamento e edição de dados de observação terrestre/imagens de satélite, disponibilizados gratuitamente na internet pela European Space Agency (ESA), apresentada sob a forma de poster/cartaz em tamanho A2.
2- ORGANIZAÇÃO
Direção Regional da Ciência e Tecnologia e Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia.
3- OBJETIVOS GERAIS
a) Desenvolver o interesse por temáticas científicas e tecnológicas;
b) Promover o conhecimento e estimular a utilização das tecnologias espaciais;
c) Desenvolver competências no domínio do tratamento de dados e de imagem;
d) Estimular a produção de materiais pedagógicos, com vista ao aprofundamento da cultura científica e tecnológica;
e) Incentivar o gosto pela comunicação criativa de ciência;
f) Promover o trabalho colaborativo entre os alunos.
4- DESTINATÁRIOS/PÚBLICO-ALVO
a) O concurso é dirigido a alunos dos ensinos básico e secundário das unidades orgânicas da rede pública e privada de educação e ensino da Região Autónoma dos Açores, incluindo as escolas profissionais.
b) Podem candidatar-se equipas de 3 alunos sob orientação de um professor, ou formador, no caso das escolas profissionais, responsável pela monitorização técnica e orientação do trabalho, atuando como elemento de contacto com a organização do concurso.
c) Cada aluno não pode integrar mais do que uma equipa.
d) São aceites mais do que uma equipa por turma ou por escola.
e) O mesmo professor/formador pode ser responsável por várias equipas, devendo, neste caso, promover a diversidade de abordagens, evitando repetição de trabalhos.
f) Cada equipa deve ter um nome identificativo.
g) O professor/formador deve estar disponível para participar no seminário introdutório/workshop previsto e para acompanhar os alunos durante todas as fases do concurso.
5- NATUREZA DOS TRABALHOS
a) São aceites trabalhos originais que impliquem tratamento/edição de dados/imagens de satélite de observação terrestre disponibilizados gratuitamente pela ESA.
b) Do poster/cartaz a apresentar deve constar o título e breve informação identificativa do trabalho efetuado, incluindo fontes de pesquisa mobilizadas e software utilizado.
c) O poster/cartaz deve ainda incluir a identificação dos autores, turma e escola, bem como os logótipos das entidades promotoras e participantes no concurso.
6- CATEGORIAS
Consideram-se, neste concurso, as seguintes categorias:
i- 2º Ciclo do Ensino Básico;
ii- 3º Ciclo do Ensino Básico;
iii- Ensino Secundário;
7- CALENDÁRIO
Inscrições - até ao dia 29 de abril de 2016;
Seminário introdutório/workshop de formação para os professores – 1ª edição a 9 de abril de 2016 e 2ª edição a 30 de abril;
Entrega dos trabalhos candidatos a concurso até 10 de maio de 2016;
1ª apresentação pública dos trabalhos – de 18 a 22 de maio de 2016;
Divulgação dos trabalhos premiados – 22 de maio de 2016;
Cerimónia de entrega de prémios – em data a definir.
(Nota: as datas apresentadas podem sofrer alterações, as quais serão, em tempo útil, comunicadas aos participantes)
8- INSCRIÇÃO
a) A inscrição das equipas é efetuada pelo professor/formador através da submissão eletrónica do formulário disponibilizado na plataforma idia-SG, no sítio da Internet com o endereço http://idia.azores.gov.pt.
b) Para aceder ao formulário referido na alínea anterior, o professor/formador tem de estar registado na referida plataforma, o mesmo se aplicando para a escola a que pertence.
c) No caso de ainda não se encontrar inscrito na plataforma, o professor/formador deverá proceder ao respetivo registo no sítio da Internet com o endereço http://idia.azores.gov.pt.
9- REQUISITOS DE APRESENTAÇÂO DOS TRABALHOS
a) Os trabalhos devem ser entregues na Direção Regional da Ciência e Tecnologia em suporte digital, devidamente formatados para impressão.
b) Os trabalhos devem ser acompanhados de uma declaração assinada pelo órgão de gestão escolar, cujo modelo é disponibilizado no formulário de inscrição, para efeitos de validação de cada um dos trabalhos apresentados a concurso.
10- EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS
a) Os participantes no concurso autorizam os promotores do mesmo para a utilização dos seus produtos finais, nomeadamente para exposição, itinerância, divulgação, publicação, edição e exploração, em qualquer suporte, renunciando a toda e qualquer compensação financeira.
b) Os trabalhos devem ser acompanhados de uma declaração de autorização para utilização pelos promotores, para efeitos da alínea anterior e em conformidade com modelo disponibilizado no formulário de inscrição.
c) No caso dos participantes menores a autorização de divulgação e utilização dos trabalhos, nos termos do número anterior, é concedida pelos respetivos encarregados de educação.
d) As datas de exposição poderão ser prorrogadas e os trabalhos apresentados em diferentes locais de exposição.
11- SELEÇÃO DOS VENCEDORES
a) Até ao final da primeira semana de exposição serão selecionados os vencedores de cada categoria.
b) A seleção será efetuada por um júri constituído por 5 elementos a designar pelas entidades promotoras do concurso.
c) O júri reserva-se no direito de não selecionar vencedor em qualquer das categorias, caso os trabalhos não cumpram a qualidade mínima segundo os “critérios de avaliação”.
12- CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
a) Complexidade da abordagem efetuada;
b) Domínio das técnicas utilizadas;
c) Criatividade e originalidade;
d) Dualidade estética da apresentação.
13- PRÉMIO
a) Os prémios a atribuir consistirão em:
i- Prémio do melhor trabalho, por categorias a concurso - visita a um Centro de Ciência em Portugal e entrega de material didático às respetivas escolas.
b) Os prémios a atribuir poderão vir a ser enriquecidos pela contribuição de organizações ou de entidades que eventualmente se associem ao concurso.
c) Todos os participantes receberão um diploma de participação.
14- CONTACTOS PARA ESCLARECIMENTOS
Todas as dúvidas relacionadas com o processo de candidatura ou de envio dos trabalhos a concurso podem ser esclarecidas junto do promotor do concurso através do envio de e-mail para o endereço eletrónico [email protected], ao cuidado de Luís Amaral.