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Edital: Regulamento do concurso "Explora o Espaço"
Medida: 03.4.a.Explora espaço.2016 (SRCCTD/DRCTD)
Designação: Concurso "Explora o espaço" 2016
Duração: 12 meses
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CONCURSO

“Explora o Espaço”

 

REGULAMENTO


 

O concurso “Explora o Espaço” é uma iniciativa promovida pela Direção Regional da Ciência e Tecnologia e pelo Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, visando despertar ou reforçar o interesse de alunos e professores em temáticas relacionadas com as tecnologias espaciais.

 

1- OBJETO

 

O concurso visa a produção de informação com recurso a software de tratamento e edição de dados de observação terrestre/imagens de satélite, disponibilizados gratuitamente na internet pela European Space Agency (ESA), apresentada sob a forma de poster/cartaz em tamanho A2.

 

2- ORGANIZAÇÃO

 

Direção Regional da Ciência e Tecnologia e Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia.

 

3- OBJETIVOS GERAIS

 

a) Desenvolver o interesse por temáticas científicas e tecnológicas;

b) Promover o conhecimento e estimular a utilização das tecnologias espaciais;

c) Desenvolver competências no domínio do tratamento de dados e de imagem;

d) Estimular a produção de materiais pedagógicos, com vista ao aprofundamento da cultura científica e tecnológica;

e) Incentivar o gosto pela comunicação criativa de ciência;

f) Promover o trabalho colaborativo entre os alunos.

 

4- DESTINATÁRIOS/PÚBLICO-ALVO

 

a) O concurso é dirigido a alunos dos ensinos básico e secundário das unidades orgânicas da rede pública e privada de educação e ensino da Região Autónoma dos Açores, incluindo as escolas profissionais.

b) Podem candidatar-se equipas de 3 alunos sob orientação de um professor, ou formador, no caso das escolas profissionais, responsável pela monitorização técnica e orientação do trabalho, atuando como elemento de contacto com a organização do concurso.

c) Cada aluno não pode integrar mais do que uma equipa.

d) São aceites mais do que uma equipa por turma ou por escola.

e) O mesmo professor/formador pode ser responsável por várias equipas, devendo, neste caso, promover a diversidade de abordagens, evitando repetição de trabalhos.

f) Cada equipa deve ter um nome identificativo.

g) O professor/formador deve estar disponível para participar no seminário introdutório/workshop previsto e para acompanhar os alunos durante todas as fases do concurso.

 

5- NATUREZA DOS TRABALHOS

 

a) São aceites trabalhos originais que impliquem tratamento/edição de dados/imagens de satélite de observação terrestre disponibilizados gratuitamente pela ESA.

b) Do poster/cartaz a apresentar deve constar o título e breve informação identificativa do trabalho efetuado, incluindo fontes de pesquisa mobilizadas e software utilizado.

c) O poster/cartaz deve ainda incluir a identificação dos autores, turma e escola, bem como os logótipos das entidades promotoras e participantes no concurso.

 

6- CATEGORIAS

 

Consideram-se, neste concurso, as seguintes categorias:

i- 2º Ciclo do Ensino Básico;

ii- 3º Ciclo do Ensino Básico;

iii- Ensino Secundário;

 

7- CALENDÁRIO

Inscrições - até ao dia 29 de abril de 2016;

Seminário introdutório/workshop de formação para os professores – 1ª edição a 9 de abril de 2016 e 2ª edição a 30 de abril;

Entrega dos trabalhos candidatos a concurso até 10 de maio de 2016;

1ª apresentação pública dos trabalhos – de 18 a 22 de maio de 2016;

Divulgação dos trabalhos premiados – 22 de maio de 2016;

Cerimónia de entrega de prémios – em data a definir.

 

(Nota: as datas apresentadas podem sofrer alterações, as quais serão, em tempo útil, comunicadas aos participantes)

 

 

 

8- INSCRIÇÃO

 

a) A inscrição das equipas é efetuada pelo professor/formador através da submissão eletrónica do formulário disponibilizado na plataforma idia-SG, no sítio da Internet com o endereço http://idia.azores.gov.pt.

 

b) Para aceder ao formulário referido na alínea anterior, o professor/formador tem de estar registado na referida plataforma, o mesmo se aplicando para a escola a que pertence.

 

c) No caso de ainda não se encontrar inscrito na plataforma, o professor/formador deverá proceder ao respetivo registo no sítio da Internet com o endereço http://idia.azores.gov.pt.

 

 

9- REQUISITOS DE APRESENTAÇÂO DOS TRABALHOS

 

a) Os trabalhos devem ser entregues na Direção Regional da Ciência e Tecnologia em suporte digital, devidamente formatados para impressão.

b) Os trabalhos devem ser acompanhados de uma declaração assinada pelo órgão de gestão escolar, cujo modelo é disponibilizado no formulário de inscrição, para efeitos de validação de cada um dos trabalhos apresentados a concurso.

 

10- EXPOSIÇÃO DOS TRABALHOS

 

a) Os participantes no concurso autorizam os promotores do mesmo para a utilização dos seus produtos finais, nomeadamente para exposição, itinerância, divulgação, publicação, edição e exploração, em qualquer suporte, renunciando a toda e qualquer compensação financeira.

b) Os trabalhos devem ser acompanhados de uma declaração de autorização para utilização pelos promotores, para efeitos da alínea anterior e em conformidade com modelo disponibilizado no formulário de inscrição.

c) No caso dos participantes menores a autorização de divulgação e utilização dos trabalhos, nos termos do número anterior, é concedida pelos respetivos encarregados de educação.

d) As datas de exposição poderão ser prorrogadas e os trabalhos apresentados em diferentes locais de exposição.

 

11- SELEÇÃO DOS VENCEDORES

 

a) Até ao final da primeira semana de exposição serão selecionados os vencedores de cada categoria.

b) A seleção será efetuada por um júri constituído por 5 elementos a designar pelas entidades promotoras do concurso.

c) O júri reserva-se no direito de não selecionar vencedor em qualquer das categorias, caso os trabalhos não cumpram a qualidade mínima segundo os “critérios de avaliação”.

 

12- CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

 

a) Complexidade da abordagem efetuada;

b) Domínio das técnicas utilizadas;

c) Criatividade e originalidade;

d) Dualidade estética da apresentação.

 

 

13- PRÉMIO

 

a) Os prémios a atribuir consistirão em:

                             i- Prémio do melhor trabalho, por categorias a concurso - visita a um Centro de Ciência em Portugal e entrega de material didático às respetivas escolas.

 

b) Os prémios a atribuir poderão vir a ser enriquecidos pela contribuição de organizações ou de entidades que eventualmente se associem ao concurso.

c) Todos os participantes receberão um diploma de participação.

 

14- CONTACTOS PARA ESCLARECIMENTOS

 

Todas as dúvidas relacionadas com o processo de candidatura ou de envio dos trabalhos a concurso podem ser esclarecidas junto do promotor do concurso através do envio de e-mail para o endereço eletrónico [email protected], ao cuidado de Luís Amaral.

 

 



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