idia-SG
Caro visitante: o portal do idia-SG não é compatível com o browser que está a utilizar. Por favor, utilize uma versão actual de um dos vários browsers contemporâneos. Por ex.: Internet Explorer 8 ou superior, Mozilla Firefox 10 ou superior, Google Chrome, etc.

Dear user: idia-SG website is not compatible with the browser you're using. Please, use one of the recent versions of the contemporary browsers. For example: Internet Explorer 8 or superior, Mozilla Firefox or superior, Google Chrome, etc.
Home    Concursos    Edital de concurso
Edital: Edital
Medida: 3.1.a (BGCT).2018 (FRCT)
Designação: Bolsas de Gestão de C&T- IX
Duração: 12 meses
separador

EDITAL FRCT/2018/M3.1.a/BGCT/09

I  Objeto do concurso

  1- O presente concurso destina-se à apresentação de candidaturas para a atribuição de 1 Bolsa de Gestão de Ciência e Tecnologia (BGCT).

  2-Área científica: Oceanografia Física / Biológica / Oceanografia Observacional Oceanografia de Satélite.

  3- O contrato a estabelecer terá a duração de 12 meses, com início a 1 de janeiro de 2019, renovável até ao limite máximo de 3 anos.

 4- Legislação aplicável

Lei n.º 40/2004, de 18 de agosto, com as alterações subsequentes, que aprova o Estatuto do Bolseiro de Investigação Científica; Despacho Normativo n.º 44/2015 de 21 de dezembro, na redação introduzida pelo despacho Normativo nº 16/2018 de 6 de agosto de 2018 que aprova o regulamento Geral de Bolsas de Investigação Científica e de Apoio à Gestão do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, adiante designado por RGB; Decreto Legislativo Regional 10/2012/A de 26 de março que aprova o regime jurídico do sistema científico e tecnológico dos Açores e o sistema de atribuição de incentivos financeiros, denominado PRO-SCIENTIA; Decreto - Regulamentar nº 17/2012/A de 4 de julho, que regulamenta as condições de acesso e as regras gerais de atribuição de apoios do PRO-SCIENTIA.

II    Período do Concurso

O período para apresentação de candidaturas decorre entre 03 e 14 de dezembro de 2018, não sendo aceites para avaliação as candidaturas submetidas para além das 17h30 horas (hora dos Açores) do último dia do prazo.

III  Destinatáriosperfil dos candidatos

1.  Podem candidatar-se ao presente concurso os indivíduos que possuam os requisitos previstos nas alíneas a), b) e c) do artigo 11º do Regulamento Geral de Bolsas de Investigação Científica e de Apoio à Gestão do FRCT.

2.  São condições de admissibilidade

a) Mestres ou Doutorados em “Oceanografia”, “Oceanografia Física”, “Física”, “Ciências Geofísicas”, “Meteorologia, Oceanografia e Geofísica”, “Biologia Marinha”, “Biologia”, “Ciências do Mar”, ou áreas afins;

b)  Experiência (comprovada) no tratamento e processamento de dados oceanográficos (particularmente físicos, mas também biológicos e/ou químicos) obtidos em cruzeiros oceanográficos ou por sensores remotos;

c) Experiência (comprovada) no tratamento e processamento de dados de satélite para Observação da Terra (e.g. Cor do Oceano, SST, altimetria de radar, etc);

d) Experiência (comprovada) de programação informática ou experiência na utilização de software tradicional de programação de dados oceanográficos (e.g. Seasoft, ODV, MatLab, Surfer, IDL, Fortran, Seadas, Beam, etc.);

e) Experiência de embarque e no manuseamento de instrumentação oceanográfica tradicional (ex: CTD, ADCP, amarrações oceanográficas, XBT, etc.) não é obrigatória no âmbito do concurso, mas constitui vantagem.

3.  Constituem fatores preferenciais, valorizados em sede de análise curricular:

a)  Fluência oral e escrita em inglês;

d)  Experiência em equipas e/ou projetos internacionais;

e)  Experiência na produção de relatórios técnicos e científicos;

f) Grau de Doutor, obtido em instituição reconhecida.

  IV-Plano de trabalhos

1- O Plano de trabalhos incidirá sobre as atividades a desenvolver no âmbito do projeto de investigação, EAPA_165/2016, designado por “iFADO: Innovation in the Framework of the Atlantic Deep Ocean”, financiado pelo programa INTERREG | Atlantic Area, nomeadamente:

- - No âmbito da WP4: processar dados e interpretar os resultados de dados obtidos em cruzeiros oceanográficos realizados pela equipa de Oceanografia do Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores (no passado e presente) na região dos Açores; pesquisar e processar bases de dados oceanográficos nacionais / internacionais disponíveis para a região dos Açores (inventariação dos mesmos, processamento e análise); colaborar na preparação, definição do plano de amostragem e de recolha de dados oceanográficos (bióticos e abióticos) e participar, sempre que necessário, em cruzeiros oceanográficos a realizar no âmbito do projecto iFADO e outros associados;

- - No âmbito da WP6: processar dados de satélite (Cor do Oceano, SST e altimetria) para várias áreas a selecionar para os Açores de interesse regional e no âmbito da DEQM. Analisar principais padrões de distribuição dos parâmetros no tempo e espaço, anomalias e tendências, entre outras; comparar estes resultados com os resultados de outras regiões em estudo pelo consórcio;

- 

- - Contribuição/participação ativa na publicação e disseminação dos resultados do projeto.

2- O projeto será desenvolvido nos Açores, sendo que a componente científica será desenvolvida no Departamento de Oceanografia e Pescas da Universidade dos Açores (Ilha do faial), local onde se encontra sedeado o grupo de Oceanografia, sob a orientação científica da Prof. Doutora Ana Martins.

V-Candidatura Requisitos

1.  As candidaturas deverão ser apresentadas eletronicamente através do formulário disponível no sitio da Internet com o endereço http://idia.azores.gov.pt

2.  Para acesso ao formulário, é obrigatório o pré-registo no Sistema Científico e Tecnológico Regional, através do referido sítio da Internet, até 48 horas antes da data limite para apresentação das candidaturas. Aquando do pré-registo, os interessados deverão fazer um pedido de associação à instituição Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia no próprio formulário.

3.  Os processos de candidatura que não se encontrem completos à data do fecho do concurso serão automaticamente excluídos.

 VI- AvaliaçãoSeleção do Candidato

 1-A avaliação das candidaturas será da responsabilidade de um júri composto por 2 elementos do FRCT e de 1 Professor da Universidade dos Açores.

            2-As candidaturas serão avaliadas com base em dois critérios a saber:

-        Avaliação curricular (com uma ponderação de 60%)

-        Entrevista (com uma ponderação de 40%)

 VII– Financiamento

1. O financiamento da bolsa incluirá as componentes referidas nas alíneas a) a c) do art.20º do Despacho Normativo n.º 44/2015 de 21 de dezembro na redação introduzida pelo despacho Normativo nº 16/2018 de 6 de agosto de 2018 que aprova o regulamento Geral de Bolsas de Investigação Científica e de Apoio à Gestão do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, adiante designado por RGB.

2. O montante do subsídio de manutenção mensal é de €1.160,00, no caso do candidato admitido ter o grau de Mestre, ou de 1.750,00€, no caso do candidato admitido ter o grau de Doutor, de acordo com o definido na tabela de valores das bolsas atribuídas diretamente pelo FRCT.

 

VIII- Informações adicionais

Qualquer informação adicional poderá ser solicitada ao Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia, Rua do Mercado, n.º 21, 9500-326 Ponta Delgada, através do telefone +351 296 308 945, ou email  [email protected]

Ponta Delgada, 03 de dezembro de 2018

  Bruno Miguel Correia Pacheco

Presidente do Fundo Regional para a Ciência e Tecnologia



ícone login
Área de acesso reservada
Se é um utilizador registado, efetue aqui o seu login:
separador
ícone pesquisa
Pesquisa
Regulamentos e editais
Aqui poderá pesquisar regulamentos ou editais através do seu título, ou referência de concursos.
ícone instituição
Instituições
Registo, pesquisa e consulta
Registe uma nova instituição:
separador
Pesquise as instituições existentes:
consultar
Últimas instituições registadas:
  • - Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada
  • - Centro de Inovação em Materiais e Produtos Avançados, LDA
  • - Associação de Produtores de Amêijoa da Fajã de Santo Cristo
  • - Querer é Saber - Associação
  • - Centro de Artes e Ciências do Mar - Antiga Fábrica da Baleia SIBIL do Município das Lajes do Pico
ícone contactos
Contactos
Para mais informações
Conheça aqui as diversas formas de contactar os serviços do GRA responsáveis pela gestão desta plataforma.
Telefone: 
DRCID: (+351) 296 308 900 / FRCT: (+351) 296 241 870
Telefone: 
E-mail: 
E-mails: