idia-SG
Caro visitante: o portal do idia-SG não é compatível com o browser que está a utilizar. Por favor, utilize uma versão actual de um dos vários browsers contemporâneos. Por ex.: Internet Explorer 8 ou superior, Mozilla Firefox 10 ou superior, Google Chrome, etc.

Dear user: idia-SG website is not compatible with the browser you're using. Please, use one of the recent versions of the contemporary browsers. For example: Internet Explorer 8 or superior, Mozilla Firefox or superior, Google Chrome, etc.
Home    Concursos    Edital de concurso
Edital: Referencial avaliação Mérito
Medida: 01.1.c.2019 (SRCCTD/DRCTD)
Designação: Implementação de projetos de I&DI - Área das Ciências Sociais e humanas 2019
Duração: 24 meses
separador

 

 

ANEXO 3

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

EDITAL DRCT/2019/M1.1.c/001

PRO-SCIENTIA

 

Eixo 1 – Valorizar – Valorização em ciência e tecnologia

Ação 1.1 – “Capacitar as entidades do SCTA e valorizar as suas atividades”

Medida 1.1.c – “Implementação de projetos de I&DI"

 

Os critérios de avaliação das candidaturas ao concurso no âmbito da Medida1.1.C – Implementação de projetos de I&DI 2019 são os seguintes:

 

­          A - Mérito científico e caráter inovador do Projeto

­          B - Mérito científico da Equipa de Investigação

­          C- Parcerias apresentadas

­          D - Impacto do Projeto

 

 

Metodologia para a determinação do Mérito dos Projetos

 

1 - Cada projeto será analisado por três elementos de cada Painel da Avaliação, que fundamentarão a sua apreciação para cada um dos critérios de seleção com base na informação contida no formulário e respetiva documentação anexa.

 

2 - As pontuações dos critérios são atribuídas numa escala compreendida entre 1 e 5 (número inteiros). As situações em que a informação disponibilizada em candidatura não permita uma pontuação sustentada de um determinado critério de avaliação merecerão uma pontuação de 1(um).

 

3 - O valor final do indicador de mérito do projeto (MP) atribuído a cada candidatura será determinado tendo em conta a média aritmética, arredondada às centésimas, das pontuações parcelares dos critérios de avaliação atribuídas por cada um dos elementos do Painel de Avaliação.

 

4 – Assim, o mérito do projeto é obtido através da seguinte fórmula:

 

MP = 0,30 A + 0,15 B + 0,25 C + 0,30D

 

em que:

A = pontuação final atribuída ao Critério A, correspondendo à média aritmética das pontuações atribuídas ao Critério A por cada um dos três elementos do Painel da Avaliação;

B= pontuação final atribuída ao Critério B, correspondendo à média aritmética das pontuações atribuídas ao Critério B por cada um dos três elementos do Painel da Avaliação;

C= pontuação final atribuída ao Critério C, correspondendo à média aritmética das pontuações atribuídas ao Critério C por cada um dos três elementos do Painel da Avaliação;

D= pontuação final atribuída ao Critério D, correspondendo à média aritmética das pontuações atribuídas ao Critério D por cada um dos três elementos do Painel da Avaliação;

 

5 - As candidaturas serão objeto de hierarquização, por ordem decrescente do valor final do indicador de MP e selecionadas até ao limite orçamental, conforme disposto no ponto 5 do item XIII do edital.

 

 

6 - Em caso de igualdade de posicionamento na hierarquização entre projetos serão condições de preferência, sucessivamente:

 

       a) Pontuação obtida no critério A;

       b) Pontuação obtida no critério D;

       c) Pontuação obtida no critério C;

       d) Pontuação obtida no critério B;

       e) Ordem de submissão de candidatura.

 

7 - Para efeitos de seleção e decisão de financiamento, consideram-se elegíveis e objeto de hierarquização as candidaturas que obtenham uma pontuação final de MP igual ou superior a 3,0.

 

 

A – Mérito científico e caráter inovador do Projeto

 

 

Este critério pretende aferir se o projeto apresentado é cientificamente relevante, original e inovador face ao state of art, o seu potencial contributo para o avanço do conhecimento e se as metodologias e atividades previstas são adequadas aos objetivos científicos propostos.

 

 

A pontuação do Critério A é obtida considerando as seguintes notações:

 

  

     

Relevância e caráter inovador do projeto

      

       

 Não é percetível o avanço e a inovação científica e tecnológica previstos face ao conhecimento e tecnologias existentes e em desenvolvimento, apresentando elementos pouco inovadores

 É suficientemente percetível o avanço e a inovação científica e tecnológica previstos face ao conhecimento e tecnologias existentes e em desenvolvimento, apresentando alguns elementos inovadores

 É claramente percetível o avanço e inovação científica e tecnológica previsto face ao conhecimento e tecnologias existentes e em desenvolvimento, apresentando elementos muito inovadores

Caracterização e descrição científica do projeto

 Caraterização e descrição científica insuficientes (objetivos científicos mal identificados e/ou estado da arte insuficientemente descrito e fundamentado; apresenta incoerências críticas na caracterização e descrição científica, incluindo nas metodologias apresentadas)

 1

 2

 3

 Caraterização e descrição científica suficientemente explícitas (objetivos científicos identificados e/ou estado da arte suficientemente descrito e fundamentado; não apresenta incoerências críticas na caracterização e descrição científica, incluindo nas metodologias apresentadas)

 2

 3

 4

 Caraterização e descrição científica bem explícitas (objetivos científicos bem identificados e/ou estado da arte bem descrito e fundamentado; não apresenta incoerências na caracterização e descrição científica, incluindo nas metodologias apresentadas)

 3

 4

 5

 

 

B - Mérito Científico da Equipa de Investigação

 

 

Avalia-se o mérito da equipa, a sua composição e adequação às necessidades do projeto, designadamente no que se refere ao seu percurso científico e à sua experiência, destacando o investigador responsável (IR), valorizando-se as principais componentes dos seus curricula, como é o caso das publicações científicas, da participação noutros projetos de investigação e de outras experiências profissionais.

 

 

 

 

 

 

A pontuação do Critério B é obtida considerando as seguintes notações:

 

    

 

  Qualificação e adequação do IR

  

     

 Não apresenta curriculum relevante para o desenvolvimento do projeto

  Apresenta curriculum adequado ao desenvolvimento do projeto

 Apresenta curriculum muito relevante para o desenvolvimento do projeto

   Qualificação e adequação da Equipa 

 Não apresentam curriculum relevante para o desenvolvimento do projeto (pouco significativa a experiência e os resultados do percurso científico e profissional em termos de liderança e participação em projetos de investigação, em redes científicas e em congressos, atividades de formação e gestão científicas, grau de internacionalização, publicações científicas)

1

2

 3

 Apresentam curriculum adequado ao desenvolvimento do projeto (suficientemente significativa a experiência e os resultados do percurso científico e profissional em termos de liderança e participação em projetos de investigação, em redes científicas e em congressos, atividades de formação e gestão científicas, grau de internacionalização, publicações científicas)

 2

 3

 4

 Apresentam curriculum muito relevante para o desenvolvimento do projeto (muito significativa a experiência e os resultados do percurso científico e profissional em termos de liderança e participação em projetos de investigação, em redes científicas e em congressos, atividades de formação e gestão científicas, grau de internacionalização, publicações científicas)

 3

 4

 5

 

 

C – Parcerias apresentadas

 

Avalia-se as parcerias realizadas com outras entidades, destacando o tipo de entidade com a qual é realizada a parceria, valorizando-se todas as parcerias realizadas com entidades regionais, nacionais e internacionais, mas com uma maior ponderação para as parcerias que são realizadas com entidades de I&D internacionais.

 

 

 

A pontuação do Critério C é obtida considerando as seguintes notações:

 

Parcerias/colaborações com outras entidades

 Até uma parceria (inclusive) com entidade regional, que não de I&D

 Parcerias com duas ou mais entidades regionais, que não de I&D

 Parcerias com entidades de I&D regionais

 Parcerias com entidades de I&D nacionais

 Parcerias com entidades de I&D internacionais

1

2

3

4

5

 

 

D - Impacto do Projeto

 

Avalia-se o impacto do projeto ao nível dos indicadores globais esperados, o seu contributo para o desenvolvimento e melhoria da implementação das políticas públicas e para a valorização e/ou impacto na competitividade do sistema social e/ou económico da Região. Avalia-se, ainda, a qualidade do plano de divulgação de resultados e de disseminação de conhecimentos, bem como a relação de complementaridade com outros projetos em domínios temáticos apoiados por fundos europeus.

 

 

É aferido com base em 3 subcritérios e calculado através da seguinte fórmula:

 

D = 0,35 D1 + 0,35 D2 + 0,30 D3

Em que:

 

D1Relevância dos indicadores de produtividade científica;

D2 -Contributo e impacto no desenvolvimento e melhoria das políticas públicas e na competitividade do sistema social e/ou económico da Região;

D3 – Qualidade do Plano de divulgação de resultados e de disseminação de conhecimentos e contributo/ complementaridade/ relação com outros projetos internacionais apoiados por fundos europeus.

 

 

 

 

 

 

A pontuação do Subcritério D1 é obtida considerando as seguintes notações:

 

 Relevância dos indicadores de produtividade científica

 Não apresenta indicadores ou apresenta um conjunto de indicadores com fraca expressão, pouco adequado e pouco coerente face aos objetivos, recursos e condições de implementação do projeto

 1

 Apresenta um conjunto de indicadores suficientemente expressivo, adequado e coerente face aos objetivos, recursos e condições de implementação do projeto

 3

 Apresenta um conjunto de indicadores muito expressivo e extremamente adequado e coerente face aos objetivos, recursos e condições de implementação do projeto

 5

 

 

 

 

A pontuação do Subcritério D2 é obtida considerando as seguintes notações:

 

 

  

 Contributo para a implementação  de instrumentos regionais de política pública/desafios societais

  

   

 Com fundamentação mal estruturada, incoerente e pouco detalhada relativamente ao alinhamento/contributo para políticas públicas e desafios societais

 Com fundamentação razoavelmente estruturada, coerente e explícita relativamente ao alinhamento/ contributo para políticas públicas

 Com uma fundamentação bem estruturada, muito coerente e inequívoca em termos de contributo para as políticas públicas e para os desafios societais

 Contributo para a valorização e/ou impacto na competitividade do sistema económico da Região (produção de conhecimento suscetível de ser apropriado empresarialmente/ valorização económica/ transferência tecnológica – novos produtos/ processos/ serviços)

 Não é percetível ou apresenta-se como meramente residual o contributo para a valorização e/ou impacto na competitividade do sistema social e/ou económico da Região

 1

 2

 

 

 

 

 3

 É suficientemente percetível algum contributo para a valorização e/ou impacto na competitividade do sistema social e/ou económico da Região

 2

 3

 

 

 

 

 4

 É claramente percetível um considerável contributo para a valorização e/ou impacto na competitividade do sistema social e/ou económico da Região

 3

 4

 

 

 

 5

 

 

 

 

A pontuação do Subcritério D3 é obtida considerando as seguintes notações:

 

  

 

 Contributo/ complementaridade/ relação com outros projetos internacionais desenvolvidos pela equipa e apoiados por fundos europeus

 

 

 Não existe qualquer contributo/ complementaridade ou relação com outros projetos

 Existe contributo/ complementaridade ou relação com pelo menos 1 ou 2 outros projetos

 

 Existe contributo/ complementaridade ou relação com 3 ou mais projetos

 

 

Qualidade do Plano de disseminação e divulgação

 Ações de disseminação e divulgação pouco expressivas, com reduzido impacto na comunidade, incoerentes e desarticuladas face ao projeto proposto.

 1

 2

 3

 Ações de disseminação e divulgação com uma razoável expressão, algum impacto na comunidade, coerência e articulação face ao projeto proposto.

 2

 3

 4

  Ações de disseminação e divulgação de elevada expressão e impacto na comunidade, originais, muito coerentes e bem articuladas face ao projeto proposto.

  3

  4

 

  5

 

 

 



ícone login
Área de acesso reservada
Se é um utilizador registado, efetue aqui o seu login:
separador
ícone pesquisa
Pesquisa
Regulamentos e editais
Aqui poderá pesquisar regulamentos ou editais através do seu título, ou referência de concursos.
ícone instituição
Instituições
Registo, pesquisa e consulta
Registe uma nova instituição:
separador
Pesquise as instituições existentes:
consultar
Últimas instituições registadas:
  • - Centro de Artes e Ciências do Mar - Antiga Fábrica da Baleia SIBIL do Município das Lajes do Pico
  • - Associação Cinema Sem Conflitos
  • - Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada
  • - NEID em Sistemas Inteligentes, Ciência e Engenharia - IS2E
  • - centro social e paroquial de sao mateus da calheta
ícone contactos
Contactos
Para mais informações
Conheça aqui as diversas formas de contactar os serviços do GRA responsáveis pela gestão desta plataforma.
Telefone: 
DRCID: (+351) 296 308 900 / FRCT: (+351) 296 241 870
Telefone: 
E-mail: 
E-mails: