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Edital: Critérios de avaliação
Medida: 03.4.a.Ensino Exp.2019 (SRCCTD/DRCTD)
Designação: Desenvolvimento de atividades do ensino experimental das ciências - 2ª edição 2019
Duração: 12 meses
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PRO-SCIENTIA

 

DEFINIÇÃO DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

Eixo 3 – Atualizar – Melhoria da acessibilidade, das condições de utilização e do desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação

Ação 3.4 – “Estimular a cultura científica e tecnológica”

Medida 3.4.a – “Desenvolvimento de atividades de ensino experimental das ciências"

Os critérios de avaliação das candidaturas ao concurso no âmbito da Medida 3.4.b – Ensino Experimental das Ciências – 2019 - 2ª edição são os seguintes:

 

1- Qualidade formal do plano apresentado, com valorização dos que se encontrarem mais completos;

2- Coerência, adequação e razoabilidade orçamental face aos objetivos e ações propostos, com valorização dos que apresentarem um orçamento mais coerente, mais adequado e mais razoável;

3- Caráter multidisciplinar do projeto, com valorização dos que envolvam um maior número de disciplinas;

4- Existência de parcerias técnico-científicas com outras entidades, designadamente unidades científicas de I&D, infraestruturas tecnológicas de ID&I e centros de divulgação de C&T, com valorização dos que envolvam um maior número de parceiros;

5- Experiência do coordenador envolvido na ação ao nível da dinamização de projetos extracurriculares, com valorização dos que apresentarem maior experiência;

6- Experiência na dinamização de ações de divulgação científica e tecnológica da entidade beneficiária, com valorização dos que apresentarem maior experiência;

7- Indicadores físicos previstos, designadamente em termos de produtos finais resultantes do desenvolvimento do projeto, com valorização dos que apresentarem maior número de indicadores físicos.

 

Metodologia para a determinação do mérito dos projetos 

A metodologia de cálculo para seleção e hierarquização dos projetos baseia-se nas fórmulas descritas nos pontos seguintes.

As pontuações dos critérios são atribuídas numa escala entre 1 e 5 (sendo 1 o valor mais baixo e 5 o mais alto).

Só serão admitidas as candidaturas que obtiverem uma pontuação final igual ou superior a 2,5 (dois virgula cinco), numa escala de 1 a 5.

Em caso de empate, tem prioridade a candidatura que teve maior pontuação no critério com ponderação mais elevada, seguindo-se o mesmo princípio, usando os critérios seguintes com pontuação mais elevada, caso se verifiquem sucessivas situações de empate.

A pontuação final (PF) atribuída a cada candidatura, arredondada às centésimas, é determinada pela soma das pontuações parcelares dos critérios de avaliação, atribuídas numa escala de 1 a 5 pontos de acordo com a seguinte fórmula:    

                 

Classificação final = (Ax0,30) + (Bx0,20) + (Cx0,12) + (Dx0,08) + (Ex0,12) + (Fx0,08) +(Gx0,10)

     

em que:

A – Qualidade formal do plano apresentado, com valorização dos que se encontrarem mais completos.

A pontuação do Critério A é obtida considerando as seguintes notações:

Plano incompleto, com omissão de 3 ou mais   dos itens aplicáveis definidos em edital

1

Plano incompleto com omissão de 1 ou 2 dos   itens aplicáveis definidos em edital

3

Plano Completo

5

 

 

 



B - Coerência, adequação e razoabilidade orçamental face aos objetivos e ações propostos, com valorização dos que apresentarem um orçamento mais coerente, adequado e razoável.

A pontuação do Critério B é obtida considerando as seguintes notações:

 

Orçamento   pouco conforme aos objetivos e ações, incidindo a necessidade de reformulação   em 3 ou mais das rubricas consideradas

1

Orçamento   com razoável conformidade com os objetivos e ações(incidindo a necessidade de   reformulação em 1 ou 2 das rubricas consideradas

3

Orçamento   sem qualquer necessidade de reformulação

5

 

C - Número de disciplinas envolvidas.

A pontuação do Critério C é obtida considerando as seguintes notações:

 

 1 disciplina

1

2 disciplinas

2

3 disciplinas

3

4 disciplinas

4

5 ou mais disciplinas

5

 

 

 

 

 

 

 

D - Número de parcerias técnico-científicas com outras entidades. 

A pontuação do D é obtida considerando as seguintes notações:

1 parceria

1

2 parcerias

3

3 ou mais parcerias

5

 

 

E - Experiência do coordenador em dinamização de projetos extracurriculares.

A pontuação do Critério E é obtida considerando as seguintes notações:

 

Dinamização de  0 a 1 ação

1

Dinamização de 2 ações

2

Dinamização de 3 ações

3

Dinamização de 4 ações

4

Dinamização de 5 ou mais ações

5

 


F - Experiência na dinamização de ações de divulgação científica e tecnológica da entidade beneficiária.

A pontuação do Critério F é obtida considerando as seguintes notações:

Dinamização   de  0 a 1 ação

1

Dinamização   de 2 ações

2

Dinamização   de 3 ações

3

Dinamização   de 4 ações

4

Dinamização   de 5 ou mais ações

5

 

G - Indicadores físicos previstos em termos de produtos finais.

A pontuação do Critério G é obtida considerando as seguintes notações:

1 indicador

1

2 indicadores

2

3 indicadores

3

4 indicadores

4

5 ou mais indicadores

5

 



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