idia-SG
Caro visitante: o portal do idia-SG não é compatível com o browser que está a utilizar. Por favor, utilize uma versão actual de um dos vários browsers contemporâneos. Por ex.: Internet Explorer 8 ou superior, Mozilla Firefox 10 ou superior, Google Chrome, etc.

Dear user: idia-SG website is not compatible with the browser you're using. Please, use one of the recent versions of the contemporary browsers. For example: Internet Explorer 8 or superior, Mozilla Firefox or superior, Google Chrome, etc.
Home    Concursos    Edital de concurso
Edital: Referencial avaliação Mérito
Medida: 01.1.c.2019 (SRCCTD/DRCTD)
Designação: Implementação de projetos de I&DI - Área das Ciências Sociais e humanas 2019
Duração: 24 meses
separador

 

 

ANEXO 3

CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO

EDITAL DRCT/2019/M1.1.c/001

PRO-SCIENTIA

 

Eixo 1 – Valorizar – Valorização em ciência e tecnologia

Ação 1.1 – “Capacitar as entidades do SCTA e valorizar as suas atividades”

Medida 1.1.c – “Implementação de projetos de I&DI"

 

Os critérios de avaliação das candidaturas ao concurso no âmbito da Medida1.1.C – Implementação de projetos de I&DI 2019 são os seguintes:

 

­          A - Mérito científico e caráter inovador do Projeto

­          B - Mérito científico da Equipa de Investigação

­          C- Parcerias apresentadas

­          D - Impacto do Projeto

 

 

Metodologia para a determinação do Mérito dos Projetos

 

1 - Cada projeto será analisado por três elementos de cada Painel da Avaliação, que fundamentarão a sua apreciação para cada um dos critérios de seleção com base na informação contida no formulário e respetiva documentação anexa.

 

2 - As pontuações dos critérios são atribuídas numa escala compreendida entre 1 e 5 (número inteiros). As situações em que a informação disponibilizada em candidatura não permita uma pontuação sustentada de um determinado critério de avaliação merecerão uma pontuação de 1(um).

 

3 - O valor final do indicador de mérito do projeto (MP) atribuído a cada candidatura será determinado tendo em conta a média aritmética, arredondada às centésimas, das pontuações parcelares dos critérios de avaliação atribuídas por cada um dos elementos do Painel de Avaliação.

 

4 – Assim, o mérito do projeto é obtido através da seguinte fórmula:

 

MP = 0,30 A + 0,15 B + 0,25 C + 0,30D

 

em que:

A = pontuação final atribuída ao Critério A, correspondendo à média aritmética das pontuações atribuídas ao Critério A por cada um dos três elementos do Painel da Avaliação;

B= pontuação final atribuída ao Critério B, correspondendo à média aritmética das pontuações atribuídas ao Critério B por cada um dos três elementos do Painel da Avaliação;

C= pontuação final atribuída ao Critério C, correspondendo à média aritmética das pontuações atribuídas ao Critério C por cada um dos três elementos do Painel da Avaliação;

D= pontuação final atribuída ao Critério D, correspondendo à média aritmética das pontuações atribuídas ao Critério D por cada um dos três elementos do Painel da Avaliação;

 

5 - As candidaturas serão objeto de hierarquização, por ordem decrescente do valor final do indicador de MP e selecionadas até ao limite orçamental, conforme disposto no ponto 5 do item XIII do edital.

 

 

6 - Em caso de igualdade de posicionamento na hierarquização entre projetos serão condições de preferência, sucessivamente:

 

       a) Pontuação obtida no critério A;

       b) Pontuação obtida no critério D;

       c) Pontuação obtida no critério C;

       d) Pontuação obtida no critério B;

       e) Ordem de submissão de candidatura.

 

7 - Para efeitos de seleção e decisão de financiamento, consideram-se elegíveis e objeto de hierarquização as candidaturas que obtenham uma pontuação final de MP igual ou superior a 3,0.

 

 

A – Mérito científico e caráter inovador do Projeto

 

 

Este critério pretende aferir se o projeto apresentado é cientificamente relevante, original e inovador face ao state of art, o seu potencial contributo para o avanço do conhecimento e se as metodologias e atividades previstas são adequadas aos objetivos científicos propostos.

 

 

A pontuação do Critério A é obtida considerando as seguintes notações:

 

  

     

Relevância e caráter inovador do projeto

      

       

 Não é percetível o avanço e a inovação científica e tecnológica previstos face ao conhecimento e tecnologias existentes e em desenvolvimento, apresentando elementos pouco inovadores

 É suficientemente percetível o avanço e a inovação científica e tecnológica previstos face ao conhecimento e tecnologias existentes e em desenvolvimento, apresentando alguns elementos inovadores

 É claramente percetível o avanço e inovação científica e tecnológica previsto face ao conhecimento e tecnologias existentes e em desenvolvimento, apresentando elementos muito inovadores

Caracterização e descrição científica do projeto

 Caraterização e descrição científica insuficientes (objetivos científicos mal identificados e/ou estado da arte insuficientemente descrito e fundamentado; apresenta incoerências críticas na caracterização e descrição científica, incluindo nas metodologias apresentadas)

 1

 2

 3

 Caraterização e descrição científica suficientemente explícitas (objetivos científicos identificados e/ou estado da arte suficientemente descrito e fundamentado; não apresenta incoerências críticas na caracterização e descrição científica, incluindo nas metodologias apresentadas)

 2

 3

 4

 Caraterização e descrição científica bem explícitas (objetivos científicos bem identificados e/ou estado da arte bem descrito e fundamentado; não apresenta incoerências na caracterização e descrição científica, incluindo nas metodologias apresentadas)

 3

 4

 5

 

 

B - Mérito Científico da Equipa de Investigação

 

 

Avalia-se o mérito da equipa, a sua composição e adequação às necessidades do projeto, designadamente no que se refere ao seu percurso científico e à sua experiência, destacando o investigador responsável (IR), valorizando-se as principais componentes dos seus curricula, como é o caso das publicações científicas, da participação noutros projetos de investigação e de outras experiências profissionais.

 

 

 

 

 

 

A pontuação do Critério B é obtida considerando as seguintes notações:

 

    

 

  Qualificação e adequação do IR

  

     

 Não apresenta curriculum relevante para o desenvolvimento do projeto

  Apresenta curriculum adequado ao desenvolvimento do projeto

 Apresenta curriculum muito relevante para o desenvolvimento do projeto

   Qualificação e adequação da Equipa 

 Não apresentam curriculum relevante para o desenvolvimento do projeto (pouco significativa a experiência e os resultados do percurso científico e profissional em termos de liderança e participação em projetos de investigação, em redes científicas e em congressos, atividades de formação e gestão científicas, grau de internacionalização, publicações científicas)

1

2

 3

 Apresentam curriculum adequado ao desenvolvimento do projeto (suficientemente significativa a experiência e os resultados do percurso científico e profissional em termos de liderança e participação em projetos de investigação, em redes científicas e em congressos, atividades de formação e gestão científicas, grau de internacionalização, publicações científicas)

 2

 3

 4

 Apresentam curriculum muito relevante para o desenvolvimento do projeto (muito significativa a experiência e os resultados do percurso científico e profissional em termos de liderança e participação em projetos de investigação, em redes científicas e em congressos, atividades de formação e gestão científicas, grau de internacionalização, publicações científicas)

 3

 4

 5

 

 

C – Parcerias apresentadas

 

Avalia-se as parcerias realizadas com outras entidades, destacando o tipo de entidade com a qual é realizada a parceria, valorizando-se todas as parcerias realizadas com entidades regionais, nacionais e internacionais, mas com uma maior ponderação para as parcerias que são realizadas com entidades de I&D internacionais.

 

 

 

A pontuação do Critério C é obtida considerando as seguintes notações:

 

Parcerias/colaborações com outras entidades

 Até uma parceria (inclusive) com entidade regional, que não de I&D

 Parcerias com duas ou mais entidades regionais, que não de I&D

 Parcerias com entidades de I&D regionais

 Parcerias com entidades de I&D nacionais

 Parcerias com entidades de I&D internacionais

1

2

3

4

5

 

 

D - Impacto do Projeto

 

Avalia-se o impacto do projeto ao nível dos indicadores globais esperados, o seu contributo para o desenvolvimento e melhoria da implementação das políticas públicas e para a valorização e/ou impacto na competitividade do sistema social e/ou económico da Região. Avalia-se, ainda, a qualidade do plano de divulgação de resultados e de disseminação de conhecimentos, bem como a relação de complementaridade com outros projetos em domínios temáticos apoiados por fundos europeus.

 

 

É aferido com base em 3 subcritérios e calculado através da seguinte fórmula:

 

D = 0,35 D1 + 0,35 D2 + 0,30 D3

Em que:

 

D1Relevância dos indicadores de produtividade científica;

D2 -Contributo e impacto no desenvolvimento e melhoria das políticas públicas e na competitividade do sistema social e/ou económico da Região;

D3 – Qualidade do Plano de divulgação de resultados e de disseminação de conhecimentos e contributo/ complementaridade/ relação com outros projetos internacionais apoiados por fundos europeus.

 

 

 

 

 

 

A pontuação do Subcritério D1 é obtida considerando as seguintes notações:

 

 Relevância dos indicadores de produtividade científica

 Não apresenta indicadores ou apresenta um conjunto de indicadores com fraca expressão, pouco adequado e pouco coerente face aos objetivos, recursos e condições de implementação do projeto

 1

 Apresenta um conjunto de indicadores suficientemente expressivo, adequado e coerente face aos objetivos, recursos e condições de implementação do projeto

 3

 Apresenta um conjunto de indicadores muito expressivo e extremamente adequado e coerente face aos objetivos, recursos e condições de implementação do projeto

 5

 

 

 

 

A pontuação do Subcritério D2 é obtida considerando as seguintes notações:

 

 

  

 Contributo para a implementação  de instrumentos regionais de política pública/desafios societais

  

   

 Com fundamentação mal estruturada, incoerente e pouco detalhada relativamente ao alinhamento/contributo para políticas públicas e desafios societais

 Com fundamentação razoavelmente estruturada, coerente e explícita relativamente ao alinhamento/ contributo para políticas públicas

 Com uma fundamentação bem estruturada, muito coerente e inequívoca em termos de contributo para as políticas públicas e para os desafios societais

 Contributo para a valorização e/ou impacto na competitividade do sistema económico da Região (produção de conhecimento suscetível de ser apropriado empresarialmente/ valorização económica/ transferência tecnológica – novos produtos/ processos/ serviços)

 Não é percetível ou apresenta-se como meramente residual o contributo para a valorização e/ou impacto na competitividade do sistema social e/ou económico da Região

 1

 2

 

 

 

 

 3

 É suficientemente percetível algum contributo para a valorização e/ou impacto na competitividade do sistema social e/ou económico da Região

 2

 3

 

 

 

 

 4

 É claramente percetível um considerável contributo para a valorização e/ou impacto na competitividade do sistema social e/ou económico da Região

 3

 4

 

 

 

 5

 

 

 

 

A pontuação do Subcritério D3 é obtida considerando as seguintes notações:

 

  

 

 Contributo/ complementaridade/ relação com outros projetos internacionais desenvolvidos pela equipa e apoiados por fundos europeus

 

 

 Não existe qualquer contributo/ complementaridade ou relação com outros projetos

 Existe contributo/ complementaridade ou relação com pelo menos 1 ou 2 outros projetos

 

 Existe contributo/ complementaridade ou relação com 3 ou mais projetos

 

 

Qualidade do Plano de disseminação e divulgação

 Ações de disseminação e divulgação pouco expressivas, com reduzido impacto na comunidade, incoerentes e desarticuladas face ao projeto proposto.

 1

 2

 3

 Ações de disseminação e divulgação com uma razoável expressão, algum impacto na comunidade, coerência e articulação face ao projeto proposto.

 2

 3

 4

  Ações de disseminação e divulgação de elevada expressão e impacto na comunidade, originais, muito coerentes e bem articuladas face ao projeto proposto.

  3

  4

 

  5

 

 

 



ícone login
Área de acesso reservada
Se é um utilizador registado, efetue aqui o seu login:
separador
ícone pesquisa
Pesquisa
Regulamentos e editais
Aqui poderá pesquisar regulamentos ou editais através do seu título, ou referência de concursos.
ícone instituição
Instituições
Registo, pesquisa e consulta
Registe uma nova instituição:
separador
Pesquise as instituições existentes:
consultar
Últimas instituições registadas:
  • - Querer é Saber - Associação
  • - Centro de Inovação em Materiais e Produtos Avançados, LDA
  • - Empresa de animação turística. Observação de cetáceos
  • - Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada
  • - Associação de Produtores de Amêijoa da Fajã de Santo Cristo
ícone contactos
Contactos
Para mais informações
Conheça aqui as diversas formas de contactar os serviços do GRA responsáveis pela gestão desta plataforma.
Telefone: 
DRCID: (+351) 296 308 900 / FRCT: (+351) 296 241 870
Telefone: 
E-mail: 
E-mails: