Edital: | Critérios de avaliação |
Medida: | 03.4.a.Ensino Exp.2019 (SRCCTD/DRCTD) |
Designação: | Desenvolvimento de atividades de ensino experimental das ciências 2019 |
Duração: | 12 meses |
DEFINIÇÃO DOS CRITÉRIOS DE AVALIAÇÃO
Eixo 3 – Atualizar – Melhoria da acessibilidade, das condições de utilização e do desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação
Ação 3.4 – “Estimular a cultura científica e tecnológica”
Medida 3.4.a – “Desenvolvimento de atividades de ensino experimental das ciências"
Os critérios de avaliação das candidaturas ao concurso no âmbito da Medida 3.4.b – Ensino Experimental das Ciências – 2018 são os seguintes:
G. Indicadores físicos previstos, designadamente em termos de produtos finais resultantes do desenvolvimento do projeto, com valorização dos que apresentarem maior número de indicadores físicos.
Metodologia para a determinação do mérito dos projetos
A metodologia de cálculo para seleção e hierarquização dos projetos baseia-se nas fórmulas descritas nos pontos seguintes.
As pontuações dos critérios são atribuídas numa escala entre 1 e 5 (sendo 1 o valor mais baixo e 5 o mais alto).
A pontuação final (PF) atribuída a cada candidatura, arredondada às centésimas, é determinada pela soma das pontuações parcelares dos critérios de avaliação, atribuídas numa escala de 1 a 5 pontos de acordo com a seguinte fórmula:
Classificação final = (Ax0,16) + (Bx0,14) + (Cx0,25) + (Dx0,12) + (E5x0,10) + (Fx0,5) +(Gx0,18)
em que:
A – Qualidade formal do plano apresentado, com valorização dos que se encontrarem mais completos.
A pontuação do Critério A é obtida considerando as seguintes notações:
Plano incompleto, com omissão de 3 ou mais dos itens aplicáveis definidos em edital | 1 |
Plano incompleto com omissão de 1 ou 2 dos itens aplicáveis definidos em edital | 3 |
Plano Completo | 5 |
B - Coerência, adequação e razoabilidade orçamental face aos objetivos e ações propostos, com valorização dos que apresentarem um orçamento mais coerente, adequado e razoável.
A pontuação do Critério B é obtida considerando as seguintes notações:
Orçamento pouco conforme aos objetivos e ações, incidindo a necessidade de reformulação em 3 ou mais das rubricas consideradas | 1 |
Orçamento com razoável conformidade com os objetivos e ações(incidindo a necessidade de reformulação em 1 ou 2 das rubricas consideradas | 3 |
Orçamento sem qualquer necessidade de reformulação | 5 |
C - Número de disciplinas envolvidas.
A pontuação do Critério C é obtida considerando as seguintes notações:
1 disciplina | 1 |
2 disciplinas | 2 |
3 disciplinas | 3 |
4 disciplinas | 4 |
5 ou mais disciplinas | 5 |
D - Número de parcerias técnico-científicas com outras entidades.
A pontuação do D é obtida considerando as seguintes notações:
1 parceria | 1 |
2 parcerias | 3 |
3 ou mais parcerias | 5 |
E - Experiência do coordenador em dinamização de projetos extracurriculares.
A pontuação do Critério E é obtida considerando as seguintes notações:
Dinamização de 0 a 1 ação | 1 |
Dinamização de 2 ações | 2 |
Dinamização de 3 ações | 3 |
Dinamização de 4 ações | 4 |
Dinamização de 5 ou mais ações | 5 |
F - Experiência na dinamização de ações de divulgação científica e tecnológica da entidade beneficiária.
A pontuação do Critério F é obtida considerando as seguintes notações:
Dinamização de 0 a 1 ação | 1 |
Dinamização de 2 ações | 2 |
Dinamização de 3 ações | 3 |
Dinamização de 4 ações | 4 |
Dinamização de 5 ou mais ações | 5 |
G - Indicadores físicos previstos em termos de produtos finais.
A pontuação do Critério G é obtida considerando as seguintes notações:
1 indicador | 1 |
2 indicadores | 2 |
3 indicadores | 3 |
4 indicadores | 4 |
5 ou mais indicadores | 5 |