idia-SG
Caro visitante: o portal do idia-SG não é compatível com o browser que está a utilizar. Por favor, utilize uma versão actual de um dos vários browsers contemporâneos. Por ex.: Internet Explorer 8 ou superior, Mozilla Firefox 10 ou superior, Google Chrome, etc.

Dear user: idia-SG website is not compatible with the browser you're using. Please, use one of the recent versions of the contemporary browsers. For example: Internet Explorer 8 or superior, Mozilla Firefox or superior, Google Chrome, etc.
Home    Concursos    Edital de concurso
Edital: Edital
Medida: 03.4.a.Ensino Exp.2019 (SRCCTD/DRCTD)
Designação: Desenvolvimento de atividades de ensino experimental das ciências 2019
Duração: 12 meses
separador

PRO-SCIENTIA

 

Eixo 3 – Qualificar – Melhoria da acessibilidade, das condições de utilização e do desenvolvimento das Tecnologias da Informação e Comunicação

Ação 3.4 – “Estimular a cultura científica e tecnológica”

Medida 3.4.a – “Desenvolvimento de atividades de ensino experimental das ciências"

 

EDITAL DRCT/2019/M3.4.a/001

 

 

I - Objeto do concurso

1 – O presente concurso destina-se à apresentação de candidaturas no âmbito do programa PRO-SCIENTIA, Eixo 3 “Qualificar”, Ação 3.4 “Estimular a cultura científica e tecnológica” na medida de intervenção específica prevista na alínea a) do nº 2 do artigo 26º do Decreto Regulamentar Regional nº 17/2012/a, de 4 de julho, “Desenvolvimento de atividades de ensino experimental das ciências”.

 

2 – As áreas consideradas para efeitos do presente concurso são: astronomia e ciências do espaço; robótica e automação; eletrónica; computadores e Ciências Naturais.

 

 

 

II - Objetivos da medida

A medida destina-se a:

  1. Promover o ensino experimental das ciências;
  2. Fomentar a utilização e aplicação de recursos técnicos, práticas e metodologias científico-tecnológicas no ensino, de forma a desenvolver nos alunos o gosto pela aprendizagem, o espírito crítico e a criatividade;
  3. Incentivar o recurso a atividades pedagógicas inovadoras no âmbito do ensino experimental das ciências;
  4. Dinamizar a conceção e o desenvolvimento de novos produtos didáticos para estimular a experimentação, facilitar a compreensão e consolidar conhecimentos;
  5. Incentivar o estabelecimento de parcerias técnico-científicas entre entidades.

 

 

III - Legislação aplicável

 

1. Decreto Legislativo Regional nº 10/2012/A, de 26 de março, que aprova o regime jurídico do Sistema Científico e Tecnológico dos Açores (SCTA) e cria o respetivo programa de incentivos, denominado PRO-SCIENTIA.

 

2. Decreto Regulamentar nº17/2012/A, de 4 de julho, que regulamenta as condições de acesso e as regras gerais de atribuição de apoios no âmbito do PRO-SCIENTIA e identifica as respetivas ações, incluindo os seus objetivos e áreas de intervenção.

 

3. Resolução do Conselho do Governo n.º 46/2018 de 14 de maio de 2018, que aprova o Plano de Ação para a Cultura Científica e Tecnológica (PACCTO Açores).

 

 

 

IV - Beneficiários

 

1 – Beneficiários do apoio são as entidades que assumem a responsabilidade da execução técnica e financeira das ações previstas na candidatura e/ou nos termos e condições de execução definidas no seguimento do processo de análise e aprovação da mesma.

 

2 – Neste concurso, podem concorrer as seguintes entidades não empresarias sedeadas na Região Autónoma dos Açores:

 

a) Unidades orgânicas do sistema educativo que integram a rede pública de ensino da Região Autónoma dos Açores;

 

b) Escolas profissionais.

 

3 – Não são admitidas candidaturas de entidades beneficiárias que se encontrem em situação de incumprimento injustificado dos requisitos regulamentares no âmbito de projetos anteriormente apoiados, designadamente a submissão de balancetes financeiros (BF).

 

5 – A entidade beneficiária do apoio atribuído é corresponsável pelo projeto e pelo cumprimento dos objetivos e das regras estipuladas no Termo de Aceitação (TA).

 

6 – O número máximo de candidaturas a apresentar é de 3 (três) por cada entidade beneficiária.

 

 

 

V - Coordenador do projeto

 

1 – O projeto é executado sob a responsabilidade de um coordenador, obrigatoriamente, integrado na entidade beneficiária, o qual submete a candidatura e se constitui como coordenador responsável (CR) e interveniente direto nas ações previstas no projeto.

 

2 O CR é o interlocutor do projeto junto da Direção Regional da Ciência e Tecnologia (DRCT) para as questões de natureza administrativa, financeira, técnica e operacional e é corresponsável, com a entidade beneficiária, pelo cumprimento dos objetivos propostos e das regras subjacentes à concessão do financiamento.

 

3 Não são admitidas candidaturas cujo CR se encontre em situação de incumprimento injustificado relativamente a projetos financiados pela DRCT, nomeadamente no que se refere à obrigação de entrega de relatórios técnico-financeiros (RTF).

 

4 A substituição do CR é obrigatoriamente comunicada à DRCT, para efeitos de aprovação.

 

5 É apenas admitida uma única candidatura por coordenador.

 

 

 

VI - Apresentação de candidaturas

 

1 – O período para apresentação de candidaturas decorre entre 15 de janeiro a 1 de março de 2019, não sendo aceites para avaliação as candidaturas submetidas para além das 17:00 horas (hora dos Açores) do último dia do período de candidatura.

 

2- A apresentação de candidaturas é efetuada através da submissão eletrónica do formulário disponibilizado na plataforma idia-SG, no sítio da Internet com o endereço http://idia.azores.gov.pt.

 

3 – Para aceder ao formulário referido na alínea anterior, o coordenador do projeto tem de estar registado na referida plataforma.

4 – Para que possa formalizar a sua candidatura, o coordenador tem de estar associado à entidade beneficiária, também ela com registo obrigatório no idia-SG.

 

 

 

VII - Condições de acesso dos beneficiários

 

1 Os beneficiários devem preencher os requisitos ao nível das condições gerais de acesso estipuladas no artigo 7º do Decreto Regulamentar Regional n.º 17/2012/A os quais, não se verificando, são motivos de exclusão das candidaturas na fase de análise da admissibilidade.

 

2 O processo de instrução de candidatura deve obrigatoriamente incluir a seguinte documentação:

 

  1. Declaração sob compromisso de honra, conforme modelo disponibilizado no formulário, assinada por quem tenha poderes para obrigar os beneficiários:

 

  1. Nos termos e para os efeitos do disposto no nº 2 do artigo 7º do Decreto Regulamentar Regional n.º 17/2012/A;

 

  1. Nos termos e para os efeitos do nº 6 do artigo 8º do Decreto Regulamentar Regional n.º 17/2012/A e confirmação de requisitos de candidatura, designadamente no que se refere à integração do coordenador do projeto na entidade beneficiária.

 

  1. Certidão comprovativa de que a entidade beneficiária tem a sua situação regularizada relativamente a contribuições para a Segurança Social ou comunicação de consentimento de consulta de dados;

 

  1. Certidão comprovativa de que a entidade beneficiária tem a sua situação regularizada relativamente a impostos devidos em Portugal ou comunicação de consentimento de consulta de dados;

 

  1. Estatutos, no caso das escolas profissionais.

 

 

 

VIII - Condições de elegibilidade das candidaturas

Sob pena de exclusão, à data da sua submissão, as candidaturas devem encontrar-se instruídas com os seguintes documentos:

  1. Planificação/descritivo do projeto;
  2. Orçamento detalhado e fundamentado do projeto.

 

 

IX - Documentos de instrução da candidatura para efeitos de avaliação

  1. Para efeitos de aplicação dos critérios de avaliação, a planificação/descritivo do projeto deve incluir, quando aplicável, a seguinte informação:

 

  1. Tema específico do projeto a desenvolver;
  2. Objetivos;
  3. Descrição detalhada da ação a desenvolver, identificando e caracterizando o conjunto das atividades e evidenciando a sua articulação e coerência interna;
  4. Condições e recursos a utilizar;
  5. Localização das ações, com identificação da(s) ilha(s) onde irão decorrer;
  6. Calendarização e cronograma das atividades a implementar;
  7. Entidades parceiras e âmbito da colaboração;
  8. Impactos esperados;
  9. Produto(s) final(is) previsto(s) em resultado da implementação do projeto.

 

  1. O orçamento apresentado deve prever uma estrutura de custos adequada aos objetivos visados e conter identificação e informação justificativa dos custos parciais e totais associados às componentes/rubricas do investimento.

 

  1. A candidatura deve, ainda, ser acompanhada, quando aplicável, dos seguintes documentos:

 

  1. Comprovativos das parcerias estabelecidas;

 

  1. Lista dos projetos dinamizados pela entidade beneficiária nos últimos 2 anos letivos;

 

  1. Lista dos projetos dinamizados nos últimos 2 anos letivos pelo coordenador.

 

 

 

X - Outros requisitos

1 – Os projetos a apresentar não devem cingir-se meramente à implementação das atividades experimentais previstas curricularmente, mas contemplar, predominantemente, o desenvolvimento de atividades e ações complementares e extracurriculares que visem o desenvolvimento de um tema específico e que resultem num ou mais produtos finais definidos à partida como objetivo(s) a alcançar.

 

2 – Não são admitidos os projetos que não prevejam o envolvimento direto e ativo do CR, dos alunos e dos professores participantes no projeto, como atores principais da sua implementação e não apenas espetadores passivos do mesmo.

 

 

 

XI - Financiamento

 

1 – A verba total disponível para efeitos do presente concurso é de 40.000,00 euros (quarenta mil euros).

 

2 – O financiamento a atribuir a cada projeto aprovado poderá corresponder a 100 % do seu valor global, até ao limite máximo de 2.500,00 euros (dois mil e quinhentos euros).

 

3 – Para cada candidatura aprovada podem ser recomendadas eventuais modificações ao projeto apresentado e ao orçamento proposto.

 

 

 

XII - Elegibilidade das despesas

 

1 – São consideradas elegíveis apenas as despesas exclusivamente incorridas com a execução do projeto.

 

2 – São elegíveis ao abrigo da presente medida as seguintes despesas:

 

a) Transporte e alojamento dos elementos envolvidos no projeto, sempre que a implementação do mesmo implique deslocação, até ao limite 500,00 euros;

b) Honorários, transporte e alojamento de consultores ou convidados, sempre que a implementação do mesmo o exija, até ao limite de 250,00 euros;

c) Aquisição e instalação de instrumentos e equipamentos de caráter técnico/científico e/ou didático diretamente relacionados com a execução do projeto;

d) Aquisição de materiais e consumíveis;

e) Despesas com a demonstração, promoção e divulgação dos resultados do projeto.

 

3 – O concurso reporta-se a apoios a executar financeira e materialmente de janeiro de 2018 a dezembro de 2019.

 

4 – Os custos elegíveis efetivamente financiados no âmbito do presente concurso não podem ser objeto de financiamento por qualquer outro programa nacional, ou internacional, evitando-se a duplicação de financiamento público.

 

5 – A elegibilidade das despesas depende da sua natureza e legalidade, devendo, sempre que aplicável, ser assegurado o cumprimento dos normativos que regulam a realização de despesas públicas.

 

 

 

XIII - Verificação de admissibilidade e avaliação das candidaturas

 

1. A verificação de admissibilidade e avaliação das candidaturas é da responsabilidade de uma comissão nomeada para o efeito pelo Diretor Regional da Ciência e Tecnologia, conforme definido no nº 1 do artigo 9º do PRO-SCIENTIA.

 

2. Compete à Comissão de Análise elaborar os relatórios de análise e/ou atas de especificação de critérios, de admissibilidade e avaliação, formular a proposta de decisão para a concessão do financiamento e ainda concretizar os procedimentos de notificação da decisão.

 

3. Durante a fase de análise da admissibilidade das candidaturas, podem ser solicitados ao coordenador do projeto esclarecimentos complementares e/ou documentação em falta, designadamente, a relativa às condições de acesso dos beneficiários, a prestar no prazo de cinco dias úteis, decorrido o qual a falta de resposta será considerada como desistência da candidatura.

 

4. As candidaturas são hierarquizadas e selecionadas até ao limite orçamental afeto ao concurso.

 

5. Os critérios de avaliação são os seguintes:

  1. Qualidade formal do plano apresentado, com valorização dos que se encontrarem mais completos;
  2. Coerência, adequação e razoabilidade orçamental face aos objetivos e ações propostos, com valorização dos que apresentarem um orçamento mais coerente, adequado e razoável;
  3. Carácter multidisciplinar do projeto, com valorização dos que envolvam um maior número de disciplinas;
  4. Existência comprovada de parcerias técnico-científicas com outras entidades, designadamente unidades científicas de I&D, infraestruturas tecnológicas de ID&I e centros de divulgação de C&T, com valorização dos que envolvam um maior número de parceiros;
  5. Experiência do coordenador envolvido na ação ao nível da dinamização de projetos extracurriculares, com valorização dos que apresentarem maior número de projetos implementados;
  6. Experiência na dinamização de ações de divulgação científica e tecnológica da entidade beneficiária, com valorização dos que apresentarem maior número de projetos implementados;
  7. Indicadores físicos previstos, designadamente em termos de produtos finais resultantes do desenvolvimento do projeto, com valorização dos que apresentarem maior número de indicadores físicos.

 

XIV - Concessão do apoio

 

1. A concessão do apoio financeiro é formalizada por “Termo de Aceitação” (TA), assinado pela entidade beneficiária e pelo coordenador do projeto, no qual constam, designadamente, os termos específicos dos procedimentos relativos ao financiamento.

 

2. O apoio financeiro será processado por uma só vez após receção do TA devidamente assinado.

 

 

 

XV - Disposições gerais

 

Os procedimentos e condições gerais de execução dos projetos, designadamente as ações de acompanhamento e controlo, a elaboração de relatórios técnico-financeiros e balancetes, a informação sobre as alterações das condições que presidiram à concessão do financiamento e a eventual revogação do apoio regem-se pelos artigos 13º a 15º do Decreto Regulamentar Regional n.º 17/2012/A.

 

 

XVI - Informações adicionais

 

Qualquer informação adicional poderá ser solicitada, à Direção Regional de Ciência e Tecnologia, através do email [email protected]. ou [email protected] .

 

Ponta Delgada, 15 de janeiro de 2019

 

O Diretor Regional da Ciência e Tecnologia

 

Bruno Miguel Correia Pacheco



ícone login
Área de acesso reservada
Se é um utilizador registado, efetue aqui o seu login:
separador
ícone pesquisa
Pesquisa
Regulamentos e editais
Aqui poderá pesquisar regulamentos ou editais através do seu título, ou referência de concursos.
ícone instituição
Instituições
Registo, pesquisa e consulta
Registe uma nova instituição:
separador
Pesquise as instituições existentes:
consultar
Últimas instituições registadas:
  • - Centro de Artes e Ciências do Mar - Antiga Fábrica da Baleia SIBIL do Município das Lajes do Pico
  • - centro social e paroquial de sao mateus da calheta
  • - Querer é Saber - Associação
  • - NEID em Sistemas Inteligentes, Ciência e Engenharia - IS2E
  • - Associação Cinema Sem Conflitos
ícone contactos
Contactos
Para mais informações
Conheça aqui as diversas formas de contactar os serviços do GRA responsáveis pela gestão desta plataforma.
Telefone: 
DRCID: (+351) 296 308 900 / FRCT: (+351) 296 241 870
Telefone: 
E-mail: 
E-mails: